Celular Seguro ganha atualização
Aplicativo recebe nova identidade visual e Modo Recuperação
Publicada em
O novo Celular Seguro foi lançado nesta quinta-feira (19/12) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A atualização do programa inclui, além da nova identidade visual, a primeira etapa de implementação do Modo Recuperação.
A principal novidade é a opção de envio de alerta apenas para bloqueio da linha telefônica e das contas vinculadas às instituições parceiras, mantendo o IMEI (número de identificação internacional de equipamento móvel) do celular ativo.
Essa opção permitirá o retorno do aparelho roubado, furtado ou extraviado à rede de telefonia, tão logo seja instalado um novo chip. A informação sobre a habilitação de um novo chip nesse aparelho será repassada pelo MJSP às Secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal, o que permitirá que as Polícias Civis iniciem investigações e realizem ações para recuperar os dispositivos. A opção de bloqueio total — IMEI, linha telefônica e aplicativos — continuará existindo.
Próximos passos
Para os próximos 90 dias, o MJSP planeja o lançamento de mais funções, que incluem desde uma consulta às bases de dados de aparelhos com restrição — que será colocada à disposição para o cidadão utilizar antes de comprar seu telefone — até a verificação automática de habilitação de novas linhas em aparelhos roubados, furtados ou extraviados.
A equipe técnica também trabalha para que, ainda dentro desse prazo, seja incluída a geração de notificações quando novas linhas forem habilitadas em aparelhos com alertas de furto ou roubo, em parceria com operadoras e polícias estaduais. Nesses casos, uma mensagem será disparada para quem estiver usando o aparelho roubado ou furtado com um novo chip.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO