Celular Seguro ganha novas modalidades de bloqueio
Agora, usuários podem bloquear ou não o IMEI do aparelho
Publicada em
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançaram uma nova fase do programa Celular Seguro. Agora, o usuário passa a contar com duas opções caso seja vítima de roubo ou furto: Bloqueio Total e Modo Recuperação.
O Bloqueio Total desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do aparelho - número único que identifica o dispositivo na rede de telefonia móvel. Com o IMEI bloqueado, o dispositivo não pode se conectar a nenhuma rede de telecomunicação, mesmo com a troca do chip.
Já o Modo Recuperação permite bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, sem desativar o IMEI do aparelho. Nesse caso, o IMEI é incluído em uma lista de restrição. Se alguém ativar uma nova linha, o novo usuário receberá uma mensagem automática via WhatsApp, solicitando que procure a delegacia mais próxima.
O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do Gov.br. O programa bloqueia o aparelho e aplicativos financeiros em caso de furto, roubo ou perda. Os dispositivos podem ser cadastrados pelo site celularseguro.mj.gov.br ou pelo app Celular Seguro.
Escrito por Redação, com informações da Agência Gov