Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cemig prevê investir R$42,2 bi entre 2023 e 2027, maior plano de sua história

Placeholder - loading - Logo da Cemog na B3 em São Paulo 25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Logo da Cemog na B3 em São Paulo 25/07/2019 REUTERS/Amanda Perobelli
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal mineira Cemig pretende investir 42,2 bilhões de reais no período entre 2023 e 2027 com foco em suas operações de distribuição, geração e transmissão de energia em Minas Gerais, no maior plano de investimentos de sua história.

A cifra anunciada nesta segunda-feira representa um salto em relação ao último planejamento plurianual, divulgado em meados de 2021, quando a companhia estimava 22,5 bilhões de reais em aportes até 2025.

Em reunião com investidores para comentar o plano, o CEO da elétrica, Reynaldo Passanezi Filho, disse que a Cemig está dobrando sua aposta e acelerando os investimentos em Minas Gerais, ao mesmo tempo em que sai de negócios 'non-core', em uma estratégia implementada desde 2021 e que tem se mostrado bem sucedida.

Nos últimos anos, a Cemig vendeu suas participações minoritárias em empresas como Light, Renova e Santo Antônio Energia, fazendo com que a companhia 'recuperasse' cerca de 6,5 bilhões de reais em caixa para investir em seus próprios negócios, disse o executivo.

Até 2027, o segmento de distribuição de energia deve receber o maior volume de aportes, de 18,4 bilhões de reais. Estão previstas obras para melhorar e ampliar o serviço aos consumidores, como a construção de novas linhas de distribuição e subestações e a instalação de medidores inteligentes.

A geração de energia deve receber o segundo maior volume de recursos até 2025, com 13,4 bilhões de reais.

Com uma carteira de 15,9 GW em projetos, a companhia vê uma série de oportunidades para desenvolver novas usinas no futuro, sobretudo em energia solar, mas somente prosseguirá com empreendimentos que trouxerem retornos adequados e acima do custo de capital, disse o diretor de geração e transmissão, Thadeu Carneiro.

Entre os empreendimentos com decisão de implantação já tomada, estão três usinas solares flutuantes, que ficarão em reservatórios de hidrelétricas da companhia.

Mas a Cemig tem estudado investir também em iniciativas de 'hibridização' de usinas (combinando as fontes solar e eólica), hidrogênio verde e usinas eólicas offshore.

No caso das offshore, a elétrica iniciou os estudos ambientais para implantação de dois parques eólicos no Ceará, somando 4,5 GW, embora entenda que a fonte ainda tem um longo caminho para se desenvolver no Brasil.

Outro destaque do plano da Cemig é a área de geração distribuída de energia, que deverá receber 3,2 bilhões de reais até 2027, agregando 540 megawatts-pico (MWp) para o portfólio atual da Cemig SIM, subsidiária dedicada a esse negócio.

Segundo Passanezi, todos os projetos da companhia em geração distribuída estão enquadrados sob as regras anteriores ao marco regulatório do segmento e, por isso, contam com benefícios tarifários melhores. A taxa média de retorno real projetada para esses investimentos é 11% a 14%.

Estão previstos ainda no plano da Cemig investimentos de 3,5 bilhões de reais em transmissão até 2027, 2,3 bilhões em gás natural e 1,4 bilhão em inovação e TI.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. cemig preve investir r422 bi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.