Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CEO da Vale defende convergência com desenvolvimento do Brasil em 1º encontro oficial com Lula

Placeholder - loading - Logo da Vale no Rio de Janeiro
Logo da Vale no Rio de Janeiro
Ver comentários

Publicada em  

Por Marta Nogueira e Lisandra Paraguassu

RIO DE JANEIRO/BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, defendeu na véspera que há 'enorme convergência' entre os projetos estratégicos da mineradora e a agenda de desenvolvimento do Brasil, durante seu primeiro encontro oficial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que assumiu o comando da companhia em outubro passado.

No encontro, Pimenta abordou projetos da mineradora 'que contribuem para impulsionar o Brasil à liderança global da agenda de transição energética e descarbonização', segundo informou a Vale em nota.

Ao ser escolhido pelo Conselho de Administração, Pimenta tomou como uma de suas missões melhorar o relacionamento da Vale com o governo federal e outros públicos, segundo disse anteriormente em encontro com analistas de mercado.

Uma fonte a par da reunião da véspera disse que Lula falou que o governo e a mineradora precisam trabalhar juntos, pontuando que houve 'ruídos' no passado, mas que não precisa ter mais. O encontro, no Palácio do Planalto, teria durado cerca de 1 hora.

Questionada, a Vale preferiu não comentar a declaração da fonte. Em sua nota, a empresa destacou que desde que assumiu a presidência, Pimenta 'mantém agenda regular de relacionamento institucional com diversos públicos, como comunidades, autoridades, investidores e demais agentes do setor'.

A escolha de Pimenta para liderar a companhia, pelo Conselho de Administração, ocorreu após o governo de Lula ter feito com frequência duras críticas sobre os rumos da mineradora e ter dado sinais públicos de que gostaria de influenciar na escolha de um novo executivo. A mudança ocorreu com o fim do mandato de seu antecessor, Eduardo Bartolomeo.

À época, o presidente do conselho da Vale, Daniel Stieler, disse em entrevista à Reuters que a Vale precisava aprimorar o processo de comunicação para o governo perceber o valor da companhia para a sociedade, e defendeu que Pimenta teria as habilidades para guiar a companhia nesse rumo.

Privatizada na década de 1990, a Vale tornou-se nos últimos anos uma empresa com capital pulverizado, sem controle definido, e tem como maior acionista a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Outros acionistas relevantes são a Mitsui e a Blackrock.

(Por Marta Nogueira no Rio de Janeiro e Lisandra Paraguassu em Brasília)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ceo da vale defende …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.