Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Chefe da ONU diz para empresas de tecnologia assumirem danos causados por seus produtos

Placeholder - loading - Secretário-geral da ONU, António Guterres 05/06/2024 REUTERS/David Dee Delgado
Secretário-geral da ONU, António Guterres 05/06/2024 REUTERS/David Dee Delgado

Publicada em  

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, demandou nesta segunda-feira que as grandes empresas de tecnologia de consumo assumam a responsabilidade e 'reconheçam os danos que seus produtos estão causando às pessoas e às comunidades'.

Falando das empresas, que ele não nomeou, e de suas plataformas de mídia social, ele afirmou: 'Vocês têm o poder de mitigar os danos causados às pessoas e às sociedades em todo o mundo. Vocês têm o poder de mudar os modelos de negócios que lucram com a desinformação e o ódio'.

Ele alertou que algoritmos sem transparência 'empurram as pessoas para bolhas de informação e reforçam preconceitos, incluindo racismo, misoginia e discriminação de todos os tipos', tendo como alvos comuns mulheres, refugiados, migrantes e minorias.

Guterres estava falando em uma coletiva de imprensa para lançar um conjunto de princípios globais da ONU para a integridade da informação, que ele chamou de ponto de partida para combater a desinformação e o discurso de ódio.

'Algumas partes interessadas têm uma responsabilidade muito grande', acrescentou. 'Para elas, tenho uma mensagem clara: Demandamos ação.'

Ele disse que os anunciantes e o setor de relações públicas devem parar de monetizar o conteúdo prejudicial, citando a crise climática.

'Criativos, não usem seus talentos para fazer greenwash. Agências de relações públicas, procurem clientes que não estejam enganando as pessoas e destruindo nosso planeta', disse Guterres.

Ele pediu aos veículos de mídia que elevem e apliquem os padrões editoriais e 'encontrem anunciantes que façam parte da solução, não do problema', ao mesmo tempo em que disse que os governos devem se comprometer com um cenário de mídia livre, viável, independente e plural.

Guterres também disse aos governos para 'garantirem que os regulamentos respeitem os direitos humanos; absterem-se de medidas drásticas, incluindo o fechamento total da internet; respeitarem o direito à liberdade de opinião e expressão'.

Na semana passada, o cirurgião geral dos EUA, Vivek Murthy, solicitou a inclusão de um rótulo de advertência nos aplicativos de mídia social para lembrar que essas plataformas têm causado danos aos jovens, especialmente aos adolescentes.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. chefe da onu diz para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.