Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China alerta manifestantes de Hong Kong a não 'brincarem com fogo'

Placeholder - loading - Polícia dispara bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes em Hong Kong 05/08/2019 REUTERS/Tyrone Siu
Polícia dispara bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes em Hong Kong 05/08/2019 REUTERS/Tyrone Siu
Ver comentários

Publicada em  

Por Cate Cadell

PEQUIM (Reuters) - Os manifestantes radicais de Hong Kong não devem confundir a moderação chinesa com fraqueza, disse o escritório de Pequim para assuntos de Hong Kong nesta terça-feira, prometendo que os 'criminosos violentos' que empurram a cidade rumo a um 'abismo perigoso' serão levados à Justiça.

Há semanas Hong Kong sofre com protestos às vezes violentos, que começaram com a oposição a um projeto de lei de extradição agora suspenso que permitiria que suspeitos fossem julgados em tribunais da China continental.

Mas os protestos passaram a expressar um repúdio mais abrangente ao governo do polo financeiro asiático e aos seus mandantes políticos de Pequim.

'Gostaria de alertar todos os criminosos: jamais avaliem mal a situação e confundam nossa moderação com fraqueza', disse o escritório chinês de assuntos de Hong Kong e Macau em um documento divulgado durante um boletim em Pequim.

Um grupo pequeno de radicais violentos esteve na linha de frente dos protestos, com 'alguns cidadãos de bom coração que foram ludibriados e coagidos a participar', segundo o documento atribuído a dois funcionários, Yang Guang e Xu Luying.

Este disse que forças anti-China são os 'mentores de bastidores' que 'atiçaram aberta e descaradamente' os manifestantes.

'Gostaríamos de deixar claro ao grupo minúsculo de criminosos inescrupulosos e violentos e às forças sujas por trás deles: aqueles que brincarem com fogo perecerão nele', disse o funcionário.

'No final das contas, eles acabarão sendo punidos'.

A China não demorou a rotular autoridades dos Estados Unidos como 'conspiradoras' que instigam a rebelião em Hong Kong na tentativa de conter o desenvolvimento da China, mas não forneceu nenhum indício concreto.

Na sexta-feira, um grupo bipartidário de parlamentares dos EUA exortou o governo Trump a suspender as vendas futuras de munição e equipamento de controle de multidões à polícia de Hong Kong, que foi acusada de usar força excessiva.

Na segunda-feira, a polícia disparou gás lacrimogêneo contra manifestantes da ex-colônia britânica depois que uma greve geral prejudicou os transportes, e a executiva-chefe, Carrie Lam, que tem apoio de Pequim, alertou que a prosperidade da cidade está ameaçada.

Os protestos superaram demonstrações de discordância anteriores na escala e na intensidade e parecem ter motivado a nova recusa de Carrie de atender qualquer exigência dos manifestantes, entre elas sua renúncia e inquéritos independentes sobre o uso da força policial.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. china alerta manifestantes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.