Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China coloca robôs humanoides contra humanos em meia maratona

Placeholder - loading - Robô humanoide 'Tiangong' junto com corredores na Meia Maratona E-Town e na Meia Maratona de Robôs Humanoides em Pequim, China 19/04/2025 REUTERS/Tingshu Wang
Robô humanoide 'Tiangong' junto com corredores na Meia Maratona E-Town e na Meia Maratona de Robôs Humanoides em Pequim, China 19/04/2025 REUTERS/Tingshu Wang
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Eduardo Baptista e Alessandro Diviggiano

PEQUIM (Reuters) - Vinte e um robôs humanoides juntaram-se a milhares de corredores na meia maratona de Yizhuang, em Pequim, neste sábado, a primeira vez que essas máquinas correram ao lado de humanos em um percurso de 21 km.

Os robôs de fabricantes chineses, como a DroidUP e a Noetix Robotics, eram de todas as formas e tamanhos, alguns com menos de 1,2 m, outros com até 1,8 m de altura. Uma empresa se gabava de que seu robô parecia quase humano, com características femininas e capacidade de piscar e sorrir.

Algumas empresas testaram robôs durante semanas antes da corrida. As autoridades de Pequim descreveram o evento como mais parecido com uma competição de carros de corrida, dada a necessidade de equipes de engenharia e navegação.

'Os robôs estão funcionando muito bem, muito estáveis... Sinto que estou testemunhando a evolução dos robôs e da IA', disse o espectador He Sishu, que trabalha com inteligência artificial.

Os robôs foram acompanhados por treinadores humanos, alguns dos quais tiveram que dar suporte físico às máquinas durante a corrida.

Alguns dos robôs usavam tênis de corrida, um deles usava luvas de boxe e outro usava uma faixa vermelha na cabeça com os dizeres 'Destinado a Vencer' em chinês.

O robô vencedor foi o Tiangong Ultra, do Beijing Innovation Center of Human Robotics, com um tempo de 2 horas e 40 minutos. O vencedor masculino da corrida registrou um tempo de 1 hora e 2 minutos.

Tang Jian, diretor de tecnologia do centro de robótica, disse que o desempenho do Tiangong Ultra foi auxiliado por pernas longas e um algoritmo que permite que ele imite a forma como os humanos correm uma maratona.

Alguns robôs, como o Tiangong Ultra, completaram a corrida, enquanto outros tiveram dificuldades desde o início. Um robô caiu na linha de partida e ficou deitado por alguns minutos antes de se levantar e retomar a corrida. Um deles bateu em um corrimão depois de correr alguns metros, fazendo com que seu operador humano caísse.

Embora os robôs humanoides tenham aparecido em maratonas na China no ano passado, esta é a primeira vez que eles correm ao lado de humanos.

(Reportagem de Eduardo Baptista e Alessandro Diviggiano)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. china coloca robos humanoides …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.