Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China coloca robôs humanoides contra humanos em meia maratona

Placeholder - loading - Robô humanoide 'Tiangong' junto com corredores na Meia Maratona E-Town e na Meia Maratona de Robôs Humanoides em Pequim, China 19/04/2025 REUTERS/Tingshu Wang
Robô humanoide 'Tiangong' junto com corredores na Meia Maratona E-Town e na Meia Maratona de Robôs Humanoides em Pequim, China 19/04/2025 REUTERS/Tingshu Wang
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Eduardo Baptista e Alessandro Diviggiano

PEQUIM (Reuters) - Vinte e um robôs humanoides juntaram-se a milhares de corredores na meia maratona de Yizhuang, em Pequim, neste sábado, a primeira vez que essas máquinas correram ao lado de humanos em um percurso de 21 km.

Os robôs de fabricantes chineses, como a DroidUP e a Noetix Robotics, eram de todas as formas e tamanhos, alguns com menos de 1,2 m, outros com até 1,8 m de altura. Uma empresa se gabava de que seu robô parecia quase humano, com características femininas e capacidade de piscar e sorrir.

Algumas empresas testaram robôs durante semanas antes da corrida. As autoridades de Pequim descreveram o evento como mais parecido com uma competição de carros de corrida, dada a necessidade de equipes de engenharia e navegação.

'Os robôs estão funcionando muito bem, muito estáveis... Sinto que estou testemunhando a evolução dos robôs e da IA', disse o espectador He Sishu, que trabalha com inteligência artificial.

Os robôs foram acompanhados por treinadores humanos, alguns dos quais tiveram que dar suporte físico às máquinas durante a corrida.

Alguns dos robôs usavam tênis de corrida, um deles usava luvas de boxe e outro usava uma faixa vermelha na cabeça com os dizeres 'Destinado a Vencer' em chinês.

O robô vencedor foi o Tiangong Ultra, do Beijing Innovation Center of Human Robotics, com um tempo de 2 horas e 40 minutos. O vencedor masculino da corrida registrou um tempo de 1 hora e 2 minutos.

Tang Jian, diretor de tecnologia do centro de robótica, disse que o desempenho do Tiangong Ultra foi auxiliado por pernas longas e um algoritmo que permite que ele imite a forma como os humanos correm uma maratona.

Alguns robôs, como o Tiangong Ultra, completaram a corrida, enquanto outros tiveram dificuldades desde o início. Um robô caiu na linha de partida e ficou deitado por alguns minutos antes de se levantar e retomar a corrida. Um deles bateu em um corrimão depois de correr alguns metros, fazendo com que seu operador humano caísse.

Embora os robôs humanoides tenham aparecido em maratonas na China no ano passado, esta é a primeira vez que eles correm ao lado de humanos.

(Reportagem de Eduardo Baptista e Alessandro Diviggiano)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. china coloca robos humanoides …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.