Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China e Uruguai intensificam laços bilaterais durante reunião em Pequim

Placeholder - loading - Reunião entre delegações de Uruguai e China em Pequim  22/11/2023    REUTERS/Florence Lo
Reunião entre delegações de Uruguai e China em Pequim 22/11/2023 REUTERS/Florence Lo
Ver comentários

Publicada em  

Por Joe Cash e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - China e Uruguai intensificaram nesta quarta-feira seus laços bilaterais, preparando terreno para mais comércio e investimentos, conforme o vizinho de Brasil e Argentina busca fechar acordos no exterior que considera mais benéficos do que a participação em um bloco comercial local.

Em uma reunião no Grande Salão do Povo de Pequim, o presidente chinês, Xi Jinping, disse ao seu colega uruguaio, Luis Lacalle Pou: 'A China está pronta para trabalhar com o Uruguai para estabelecer uma parceria estratégica abrangente como um novo ponto de partida... e enriquecer a cooperação', de acordo com a mídia estatal chinesa.

O anúncio eleva os laços do Uruguai com a China a um patamar de igualdade com o Brasil e a Argentina, dois outros membros do bloco comercial Mercosul.

Durante anos, a China buscou laços mais estreitos com os mercados emergentes da América do Sul, em grande parte para garantir matérias-primas, incluindo grãos e óleos para sua economia. A segunda maior economia do mundo também é um grande investidor e ofereceu acesso livre de tarifas ao seu enorme mercado consumidor para quatro Estados.

Lacalle Pou, em 2021, propôs pela primeira vez um acordo de livre comércio com a China para garantir aos seus exportadores oportunidades semelhantes àquelas desfrutadas por Chile, Costa Rica, Equador e Peru, e para impulsionar suas exportações de matérias-primas, bens industriais e tecnologia, mas enfrenta a oposição de outros membros do Mercosul que querem estabelecer um TLC com a Europa.

Atualmente, a China não tem preferência tarifária para a carne bovina uruguaia, que constituiu 67% das exportações do país sul-americano para o gigante asiático em 2022, de acordo com dados do Comtrade das Nações Unidas, e em cujo mercado a carne bovina paga uma tarifa de 12%. Austrália e Nova Zelândia, dois outros grandes exportadores de carne bovina com TLCs com a China, pagam tarifas de 3,3% e 0%, em comparação.

O Uruguai não pode assinar facilmente um TLC com a China porque concordou com uma 'Tarifa Externa Comum' com os membros do Mercosul e, portanto, não pode oferecer unilateralmente melhores condições a Pequim. E o bloco chegou a um acordo em princípio sobre um TLC com Bruxelas em 2019.

De acordo com a TEC do Mercosul, os exportadores chineses precisam pagar tarifas de 9%, caso queiram exportar para o Uruguai, o que é melhor do que a tarifa de 12% que os pecuaristas uruguaios enfrentam quando enviam carne bovina para a China.

Após as conversas, Xi e Lacalle Pou testemunharam a assinatura de vários documentos de cooperação em diversos setores, incluindo agricultura, educação, ciência e tecnologia, bem como sobre inspeções alfandegárias, o que pode ser uma vantagem para as exportações de carne do país latino-americano.

O Uruguai é um dos poucos países a ter um superávit comercial com a China, que no ano passado dobrou para 1,5 bilhão de dólares, ante 766 milhões de dólares em 2021, de acordo com dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. china e uruguai intensificam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.