Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China oferece mais U$60 bi à África, mas recusa 'projetos de vaidade'

Placeholder - loading - Imagem da noticia "China oferece mais U$60 bi à África, mas recusa 'projetos de vaidade'"
Ver comentários

Publicada em  

Por Christian Shepherd e Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, ofereceu mais 60 bilhões de dólares em financiamento à África nesta segunda-feira e cancelou algumas dívidas de nações africanas mais pobres, mas desaconselhou o direcionamento de fundos para 'projetos de vaidade'.

Ao discursar na abertura de uma grande cúpula com líderes africanos, Xi prometeu um desenvolvimento que as pessoas do continente possam ver e tocar, mas que também será ecológico e sustentável.

A China negou estar praticando uma diplomacia de 'armadilha de dívidas', e a oferta de dinheiro adicional de Xi vem na sequência de uma promessa de outros 60 bilhões de dólares feita na cúpula anterior, sediada pela África do Sul três anos atrás.

Falando aos líderes africanos no Grande Salão do Povo em Pequim, Xi disse que os próximos 60 bilhões incluirão 15 bilhões de dólares de ajuda, empréstimos sem juros e empréstimos facilitados, uma linha de crédito de 20 bilhões de dólares, um fundo especial de 10 bilhões de dólares para o desenvolvimento China-África e um fundo especial de 5 bilhões de dólares para importações da África.

Empresas chinesas serão incentivadas a investir não menos de 10 bilhões de dólares no continente nos próximos três anos, disse.

As dívidas governamentais de países africanos pobres e endividados derivada dos empréstimos sem juros da China com vencimento no final de 2018 serão canceladas, além daquelas de nações em desenvolvimento no interior do continente e de pequenas ilhas-nações, afirmou Xi.

'A cooperação China-África deve dar aos povos chinês e africano benefícios tangíveis e sucessos que podem ser vistos, que podem ser sentidos', disse.

Pequim desenvolverá 50 projetos de desenvolvimento ecológico e proteção ambiental na África, com foco na mudança climática, na desertificação e na proteção da vida selvagem, explicou o presidente chinês.

Ele prometeu, sem dar detalhes, que a China criará um fundo de paz e segurança e um fórum relacionado, continuando a oferecer assistência militar gratuita à União Africana.

Autoridades chinesas se comprometeram a ser mais cuidadosas para que os projetos sejam sustentáveis. A China defende a continuidade dos empréstimos à África com o argumento de que o continente ainda precisa de desenvolvimento de infraestrutura custeado por dívidas.

Ao falar em um fórum anterior, Xi disse que seu país tem que ser mais cauteloso com o destino do dinheiro.

'A cooperação da China com a África está voltada claramente aos grandes gargalos no desenvolvimento. Os recursos para nossa cooperação não devem ser gastos em projetos vaidosos, mas em locais onde contam mais'.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. china oferece mais u60 bi a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.