Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China pretende eliminar poluição atmosférica severa este ano

Placeholder - loading - Céu de Pequim  18/11/2021   REUTERS/Thomas Peter
Céu de Pequim 18/11/2021 REUTERS/Thomas Peter
Ver comentários

Publicada em  

HONG KONG (Reuters) - A China pretende eliminar efetivamente a poluição atmosférica severa até o final de 2025, disse uma autoridade sênior do meio ambiente, à medida que as autoridades aumentam os esforços de controle da poluição e redução de emissões na 'batalha pelo céu azul'.

A China melhorará seus sistemas de previsão e alerta antecipado da qualidade do ar e aprimorará o gerenciamento coordenado de partículas nocivas transportadas pelo ar, conhecidas como PM2.5, bem como a poluição por ozônio, disse Li Tianwei, diretor do Departamento de Meio Ambiente Atmosférico.

'A batalha pelo céu azul permanece inalterada', disse Li, de acordo com uma transcrição no site do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente na segunda-feira.

Embora tenha havido algum progresso, a poluição do ar continua sendo um grande problema na China e afeta as economias e a qualidade de vida das pessoas, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A poluição do ar é responsável por cerca de 2 milhões de mortes anuais na China, segundo a OMS, que considera as concentrações de PM2,5 acima de 50 microgramas por metro cúbico como poluição atmosférica 'severa'.

A qualidade do ar da China melhorou significativamente em 2024, disse Li. A concentração média de PM2,5 nas cidades foi de 29,3 microgramas por metro cúbico, uma redução de 2,7% em relação ao ano anterior.

A proporção de dias com boa qualidade do ar atingiu 87,2%, um aumento de 1,7 ponto percentual em relação ao ano anterior.

A China deve introduzir novos padrões de emissão que se alinhem com as melhores práticas globais, afirmou Li, acrescentando que o país aumentará a participação de veículos e máquinas de energia nova em aeroportos, portos e parques logísticos.

As autoridades também planejam promover o transporte de longa distância de mercadorias a granel por ferrovia e água, em vez de estradas.

O presidente Xi Jinping disse que a China prioriza a proteção ambiental, promovendo estilos de vida ecológicos e que a conservação da natureza é uma parte essencial da construção de um país socialista moderno.

(Reportagem de Farah Master)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. china pretende eliminar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.