China se prepara para clima severo após tornado matar 10 pessoas
Publicada em
PEQUIM (Reuters) - Autoridades meteorológicas chinesas intensificaram os alertas sobre chuvas e ventos fortes em várias regiões, informou a mídia estatal na quarta-feira, um dia depois que um violento tornado causou estragos na província oriental de Jiangsu, matando 10 pessoas.
O mais recente incidente em semanas de clima destrutivo e mortal levou as autoridades a pedir vigilância contra ventos fortes nas áreas costeiras próximas ao Mar Amarelo, ao largo de Jiangsu.
O tornado de terça-feira foi breve, mas feroz, com imagens de mídia social mostrando carros virados, linhas de energia derrubadas e destroços voando, muitos dos quais espalhados pelas ruas de Suqian, uma cidade no norte da província.
'Eu estava na porta e vi o vento, os dispositivos de energia solar e as árvores voando', escreveu um usuário da popular plataforma de mídia social Weibo. 'Durante esses dois minutos, fiquei atônito.'
A emissora CCTV disse que duas áreas da província foram afetadas - Suqian e Yancheng. Cinco pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas quando o tornado atingiu repentinamente uma área densamente povoada às 17h20 em Suqian, danificando 1.646 casas e deixando hectares de plantações devastados.
Em seguida, o tornado passou por Yancheng, matando mais cinco pessoas e ferindo outras quatro, segundo a CCTV.
Os alertas meteorológicos também foram emitidos na quarta-feira para a região sudoeste de Chongqing, várias áreas de Guizhou, Hunan, Anhui e Hubei.
Recentemente, chuvas torrenciais assolaram o sudeste da China, causando retiradas em massa, deslizamentos de terra e mortes na esteira de tempestades implacáveis trazidas pelos remanescentes do tufão Haikui.
(Reportagem de Bernard Orr e da Redação de Xangai)
Escrito por Reuters