Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China testa balanço da soja do Brasil, Conab revisita números de safras

Placeholder - loading - Caminhão é carregado com soja em Porto Nacional (TO)  24/03/2018 REUTERS/Roberto Samora
Caminhão é carregado com soja em Porto Nacional (TO) 24/03/2018 REUTERS/Roberto Samora
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A demanda chinesa por soja brasileira na esteira da recente escalada da guerra comercial China-EUA, ainda que mais comedida este ano ante o recorde de 2018, precipitou um movimento de reavaliação dos números oficiais de safra do Brasil, na medida em que há divergências importantes com as estimativas do setor privado.

Uma eventual revisão da estimativa de safra pelo governo poderia indicar maior oferta de soja para a exportação no Brasil, o maior exportador global da oleaginosa, diminuindo incertezas.

Pelo balanço de oferta e demanda da estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), não haveria como o Brasil exportar 72 milhões de toneladas em 2019, conforme estima a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

'O nosso quadro está bem apertado, não tem espaço para exportação de 72 milhões de toneladas', disse à Reuters o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Guilherme Bastos, ao ser questionado em entrevista por telefone.

'Em função do quadro apertado (de oferta e demanda), estamos revisitando os números dessa e da safra anterior. O mercado indicou isso...', acrescentou ele, observando que não há prazo para o trabalho ser concluído e que, por ora, não se pode dizer se efetivamente vai haver alguma revisão pela Conab.

A Abiove, que representa as principais tradings e indústrias de soja, incluindo multinacionais como Bunge e Cargill, mexeu em seus números na última sexta-feira, mas não alterou as suas estimativas das últimas duas safras (2017/18 e 2018/19), que somadas já apontam uma diferença a maior de mais de 6 milhões de toneladas em relação aos dados da Conab.

Enquanto a Conab aponta safra de cerca de 115 milhões de toneladas para 2018/19, a Abiove vê 117,6 milhões. Mas a disparidade é maior para a colheita passada, com a Conab vendo 119,3 milhões e a Abiove 123,1 milhões de toneladas.

Em ajuste na semana passada, a associação aumentou números de estoques em 2017 e 2018, além de ter reduzido levemente o volume exportado em 2018, para um volume ainda recorde de 83,258 milhões de toneladas, vendo assim soja suficiente para elevar sua projeção de embarques em 2019 para 72 milhões de toneladas, ante 68,1 milhões de toneladas estimadas no início de julho.

Ao elevar a projeção, a Abiove citou a demanda da China em função da guerra comercial.

Segundo as previsões atuais, o país deve fechar o ano com estoques mínimos após uma colheita menor e com a China mantendo foco no produto brasileiro novamente no segundo semestre, uma repetição da situação atípica de 2018, enquanto chineses viram as costas aos norte-americanos, que normalmente abastecem os asiáticos nesta época.

As compras chinesas no Brasil, contudo, estão menores ante os incríveis números de 2018, principalmente em função da peste suína africana. Mas estão estáveis em comparação com 2017, por exemplo, somando 39,3 milhões de toneladas de soja de janeiro a julho de 2019, uma queda de pouco mais de 10% frente a mesmo período do ano passado, segundo dados da consultoria AgRural.

O volume importado pelos chineses responde por quase 74% das 53 milhões de toneladas que os brasileiros exportaram no acumulado do ano, marcado por uma safra menor.

ERRO EM 2017/18?

Analistas privados também têm destacado as disparidades entre os números da Conab e os do setor privado.

'O mercado talvez tenha errado na estimativa da safra 2018, foi maior... talvez tenhamos errado aí', disse o analista Luiz Fernando Roque, da Safras & Mercado, que admitiu algum ajuste na estimativa de 121,8 milhões de toneladas da consultoria.

Segundo Roque, levando-se em conta as estimativas governamentais de safra, o Brasil estaria sem soja 'há cinco anos'. 'O mercado como um todo terá que revisar seus números, as consultorias privadas e públicas', afirmou ele, comentando que a demanda atípica da China no segundo semestre pelo segundo ano seguido coloca pressão para uma revisão.

Pelos números atuais, Roque afirmou que o Brasil não conseguiria exportar mais do que 72 milhões de toneladas em 2019. 'Se continuar forte essa exportação, vai ter de importar, ou parar de exportar', comentou.

Para a analista Daniely Santos, da Céleres, não fosse a peste suína africana na China, que reduziu a demanda por farelo de soja no mercado chinês, o Brasil teria de virar uma espécie de intermediário comercial e eventualmente importar o grão para reexportar.

'Apesar dos estoques mínimos ao final de 2019, acredito que isso não vai acontecer', ressaltou ela.

A Céleres projeta estoques finais de apenas 1 milhão de toneladas, enquanto a Safras vê apenas pouco mais de 100 mil toneladas.

DIVERGÊNCIAS

Bastos, responsável pelas estatísticas da Conab, lembrou ainda que o IBGE, outro órgão do governo que realiza projeções de safras, tem números ainda menores --117,8 milhões para a safra 2018 e 113,15 milhões para 2019-- que os da companhia ligada ao Ministério da Agricultura.

Segundo o diretor da Conab, que assumiu o cargo em fevereiro com experiência de ter trabalhado em trading e consultorias privadas, a estatal está averiguando as divergências, um trabalho que pode passar por checagem de dados junto a seus mais de 900 informantes.

'Estamos averiguando a questão de área (plantada), se há alguma medida abaixo em alguma região, e depois a questão da produtividade...', disse.

Bastos comentou que o processo é moroso e desafiador, mas está sendo realizado. Ele comentou que os agentes no Brasil não têm obrigatoriedade de fornecer dados de estoques, algo que poderia ajudar no levantamento dos números.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. china testa balanco da soja …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.