Ciclo de política monetária está aberto e precisamos observar dados, diz Campos Neto
Publicada em
Atualizada em
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO (Reuters) - O atual ciclo de política monetária está aberto e é necessário observar os dados, disse nesta quinta-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, após a autarquia elevar os juros básicos em 0,25 ponto percentual neste mês, a 10,75% ao ano, sem indicar o que fará à frente.
Em entrevista coletiva para comentar o Relatório de Inflação, Campos Neto ressaltou que não houve debate na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre uma eventual alta mais forte na Selic, de 0,50 ponto percentual.
Em suas comunicações sobre a alta de 0,25 ponto percentual da Selic, o BC havia dito que o colegiado 'julgou que deveria ser gradual' o início do ciclo de elevações da taxa básica.
Questionado sobre se este gradualismo abarcaria apenas a reunião de setembro ou também as posteriores, Campos Neto desconversou. Em vários momentos da coletiva, ele preferiu ressaltar que o BC não estabeleceu um guidance para o encontro de novembro do Copom e que as opções estão abertas.
Na coletiva, Campos Neto disse ainda que a demanda aquecida no país transborda para o fluxo de importação, o que pode influenciar o câmbio, embora a passagem dessas variações para preços ainda não esteja clara.
(Reportagem de Fabrício de Castro; reportagem adicional de Bernardo Caram)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO