Ciclone causa inundações e crocodilo é capturado no nordeste da Austrália
Publicada em
Por Renju Jose
SYDNEY (Reuters) - Inundações causadas por fortes chuvas após a passagem do ciclone tropical Jasper isolaram várias cidades populares entre os turistas no nordeste da Austrália, ao longo da Grande Barreira de Corais, nesta segunda-feira, com um crocodilo sendo capturado.
Jasper despejou o equivalente a meses de chuva no extremo norte do Estado de Queensland no fim de semana, forçando algumas pessoas a fugirem de suas casas e a se aglomerarem nos telhados para escapar dos rios subindo rapidamente.
'O problema é que a chuva não para e, até que ela diminua, não podemos levar apoio aéreo a lugares remotos', disse o líder do governo do Estado, Steven Miles, à ABC Television.
'Vemos muitos desastres naturais e este é o pior de que me lembro.'
Jasper foi rebaixado depois de deixar um rastro de destruição pelo Estado na última semana.
Em Ingham, uma cidade de cerca de 5.000 habitantes inundada pelas enchentes, as autoridades de conservação capturaram um crocodilo de 2,8 m de comprimento perto de um posto de gasolina, conforme mostraram imagens da mídia.
No entanto, avistamentos de crocodilos no norte de Queensland são mais comuns em rios, lagoas e pântanos em áreas rurais.
A Austrália está passando pelo fenômeno climático El Niño, que pode provocar extremos que vão desde incêndios florestais a ciclones tropicais e secas prolongadas.
Enquanto o nordeste luta contra as enchentes, o sudeste da Austrália, por outro lado, está em alerta contra incêndios florestais, com temperaturas que devem chegar a 40 graus Celsius na terça-feira em alguns subúrbios de Sydney.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO