Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ciclone mais forte em mais de uma década atinge Índia e Bangladesh

Placeholder - loading - Equipe de resgate corta galhos de árvore que caiu em caminhão após fortes ventos causados pelo ciclone Amphan na Índia 20/05/2020 REUTERS/Rupak De Chowdhuri
Equipe de resgate corta galhos de árvore que caiu em caminhão após fortes ventos causados pelo ciclone Amphan na Índia 20/05/2020 REUTERS/Rupak De Chowdhuri
Ver comentários

Publicada em  

Por Subrata Nagchowdhary Ruma Paul

CALCUTÁ/DACA (Reuters) - Um ciclone intenso atingiu o leste da Índia nesta quarta-feira com chuvas, ventos e ondas fortes enquanto milhões de pessoas eram retiradas da região e da vizinha Bangladesh, uma operação complicada pela pandemia do novo coronavírus.

O ciclone Amphan havia começado a avançar sobre o continente, disse o Departamento Meteorológico da Índia em um boletim emitido às 15h locais, depois de ganhar força durante dias no Golfo de Bengala, tornando-se uma das tempestades mais fortes a atingirem a região em cerca de uma década.

Autoridades dos Estados indianos de Odisha e Bengala Ocidental disseram que ventos intensos arrancaram telhados e árvores e entortaram postes de eletricidade, prejudicando o fornecimento de energia em algumas áreas.

Em Bangladesh, o ministro de Gerenciamento de Desastres, Enamur Rahman, disse que cerca de 2,4 milhões de pessoas dos distritos mais vulneráveis foram encaminhadas a mais de 15 mil abrigos contra tempestades.

'Está sendo desafiador retirar pessoas e manter o distanciamento (social). Dobramos o número de centros anticiclone para garantir o distanciamento e a higiene', disse Rahman.

Autoridades de Bangladesh também disseram que transferiram centenas de refugiados rohingya de Mianmar que moram em uma ilha do Golfo de Bengala sujeita a inundações para abrigos contra tempestades.

Vários cultivos podem ser danificados e grandes extensões de terras férteis podem ser devastadas, disseram autoridades. Os agricultores estão sendo auxiliados a transferir sua produção e centenas de milhares de animais a terrenos mais elevados.

'Felizmente, a colheita da safra de arroz está quase finalizada. Mesmo assim, isso (tempestade) pode deixar um rastro de destruição', disse Mizanur Rahman Khan, funcionário graduado do Ministério da Agricultura de Bangladesh.

Um funcionário do Ministério do Interior da Índia disse que as autoridades de Odisha e Bengala Ocidental tiveram dificuldade para acolher milhares de pessoas retiradas, já que os abrigos estavam sendo usados como centros de quarentena do coronavírus.

Abrigos adicionais estão sendo preparados em mercados e edifícios do governo levando em conta o distanciamento social, e máscaras estão sendo distribuídas a moradores de vilarejos.

A polícia de Bengala Ocidental disse que algumas pessoas não estavam dispostas a ir para abrigos por temerem ser infectadas pelo coronavírus e que muitas estavam se recusando a abandonar seus rebanhos.

(Reportagem adicional de Jatindra Dash em Bhubaneshwar)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. ciclone mais forte em mais de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.