Cientistas britânicos descobrem novo grupo saguíneo
Antígeno AnWj está presente na proteína MAL
Publicada em
Cientistas britânicos anunciaram nesta semana a descoberta de um novo sistema de grupo sanguíneo, o 47º, chamado de MAL (do inglês, proteína de Mielina e Linfócitos).
Publicado na revista Blood, o estudo foi conduzido por pesquisadores do serviço de saúde do Reino Unido e da Universidade de Bristol, que chegaram à origem genética do antígeno AnWj, até então desconhecida.
Os antígenos são proteínas que ficam na superfície das hemácias (células sanguíneas que transportam oxigênio e gás carbônico pelo corpo). Os sistemas de grupo sanguíneo mais conhecidos são A,B, AB e O, que se diferenciam pela presença de determinados tipos de antígenos.
Mais de 99,9% das pessoa têm o AnWj positivo e expressam a proteína MAL completa em suas células vermelhas. Por questões genéticas, uma pequena parcela da população é AnWj negativo.
Os estudiosos desenvolveram um teste capaz de identificar pacientes sem o antígeno, que podem apresentar reações adversas em caso de transfusão com marcadores não correspondentes.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO