Cientistas criam exame de anemia que dispensa o uso de agulhas
Através de um aplicativo de celular, que deve estar disponível já em 2019, pacientes terão praticidade no diagnóstico.
Publicada em
Um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade Emory, de Atlanta, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Nature Communications, desenvolveu um aplicativo para celular que consegue fazer o diagnóstico da anemia através de uma foto das unhas do paciente.
Hoje, a anemia é o disturbio de sangue mais comum do mundo todo – cerca de 25% a 33% têm o problema. Para o descobrir o problema, é preciso um hemograma, que envolve operação laboratorial e, consequentemente, custos operacionais e de material.
O software desenvolvido pelos pesquisadores identifica se o usuário está com níveis adequados de hemoglobina no sangue através de uma fotografia das unhas dos dedos. Segundo os desenvolvedores, se tudo der certo, o aplicativo deve estar disponível para download até o fim do primeiro semestre de 2019. E, em breve, o produto deve ter a patente reconhecida.
Um dos benefícios do aplicativo é a praticidade e a forma não invasiva e eficaz com que ele diagnostica a anemia. Com ele, o monitoramento do distúrbio pode ser constante e, assim, cada paciente pode identificar os momentos em que precisa recorrer aos médicos para ajustar terapias ou mesmo receber transfusões sanguíneas, sem o incômodo da picada.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News!
SALA DE BATE PAPO