Cientistas descobrem motivo pelo qual a pele envelhece
As células da derme, basicamente, se esquecem de quem são
Publicada em
De acordo com publicação de um periódico espanhol, cientistas do Instituto de pesquisa Biomédica e do Centro Nacional de Análises Genômica do Centro de Regulação Genômica, ambos localizados na Espanha, a derme envelhece porque as células se esquecem qual é sua função, deixando de expelir colágenos e outras proteínas.
O estudo, realizado em ratos e publicado na revista Cell, abre novos caminhos para desenvolver produtos cosméticos e medicamentos, que possam melhorar a cicatrização de lesões cutâneas em idosos.
A pesquisa mostrou que a pele deixa de ter a capacidade de se regenerar e envelhece porque as células perdem a sua identidade celular, e esse feito modifica a sua função e impacta no tecido.
O trabalho demonstra que as vias celulares e moleculares se modificam com o passar do tempo e que, de acordo com os estudiosos, ao modulá-las, isso poderia atrasar, ou até mesmo, reverter o envelhecimento da pele.
Segundo o pesquisador Salvador Aznar Benitah, a medida que o ser humano vai ficando mais velho, a pele perde a capacidade de manter a produção de colágenos e, por consequência a sua capacidade de reparar certos machucados.
É interessante que o documento trouxe à tona uma das causas do envelhecimento, a qual não havia sido observado anteriormente.
Ainda que seja uma pesquisa básica, para Aznar, esse novo conhecimento poderia colaborar para o mundo dos cosméticos, como contribuir para a realização de cremes antirrugas, e também, para aplicações terapêuticas destinadas a pele de idosos, assim, a derme desse público poderia ser cicatrizada de modo mais eficaz após feridas ou operações.
SALA DE BATE PAPO