Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas desenvolveram exame caseiro capaz de detectar câncer de colo de útero

Ele poderia ser usado em conjunto ao Papanicolau, para evitar exames invasivos desnecessários.

Placeholder - loading - Amostras de exame (Foto: Pixabay)
Amostras de exame (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

Um teste caseiro de urina, ou teste de zaragatoa (uma erva natural), pode ajudar mais mulheres a descobrir se estão em risco de câncer de colo do útero, informou o portal da BBC News. O novo método, segundo os pesquisadores poderia ser usado como uma alternativa ao Papanicolau.

Cientistas da Universidade Queen Mary de Londres pediram para que 600 mulheres fornecessem amostras coletadas por elas mesmas para triagem. Embora ensaios maiores sejam necessários, o trabalho tem sido chamado de "promissor" e potencial "divisor de águas" pelas instituições.

No entanto, mais estudos ainda são necessários antes que o NHS, o serviço de saúde pública do Reino Unido, possa oferecer o método aos pacientes, afirmam especialistas.

Mas os pesquisadores dizem que, no futuro, algumas mulheres poderão solicitar os kits de teste online, usá-los em casa e enviar sua amostra por correio para serem analisados.

Por que é feita a triagem

A triagem visa detectar sinais precoces de câncer, que podem ser tratados para prevenir a doença.

Todas as mulheres e pessoas entre 25 e 64 anos são convidadas para a triagem do NHS, mas o número de pacientes que participam da triagem cervical no Reino Unido está diminuindo.

Cerca de uma em cada quatro mulheres do Reino Unido não comparece quando convidada, sugerem números.

Especialistas atribuem as baixas taxas de captação ao constrangimento, à falta de consciência ou apenas à protelação.

Novo teste

O teste S5 mede alterações químicas que são detectáveis ??em amostras de urina ou de fluido vaginal coletado para avaliar o risco de câncer de uma mulher.

Uma pontuação alta sugere que há um risco aumentado de uma lesão pré-câncer presente.

No estudo, o teste S5 foi bom em distinguir quais mulheres tiveram crescimento pré-canceroso diagnosticado após a triagem convencional. Mesmo sendo “bastante precisa”, a nova técnica não se mostrou tão eficaz quanto ao exame de Papanicolau.

A médica e pesquisadora Belinda Nedjai afirmou que o teste S5 precisa ser testado em mais de 10 mil mulheres antes de poder ser oferecido no NHS. Ela ainda previu que os testes caseiros poderiam estar disponíveis através do serviço de saúde em cinco anos.

Os pesquisadores dizem que o teste também pode ser usado junto com a triagem cervical convencional para ajudar a melhorar a detecção e poupar algumas mulheres de investigações desnecessárias.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas desenvolveram …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.