Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas registram os primeiros estágios de uma supernova

Placeholder - loading - Esta imagem composta da Nebulosa do Caranguejo, um remanescente de supernova, foi montada combinando dados de cinco telescópios abrangendo quase toda a amplitude do espectro eletromagnético 10/05/2017
Esta imagem composta da Nebulosa do Caranguejo, um remanescente de supernova, foi montada combinando dados de cinco telescópios abrangendo quase toda a amplitude do espectro eletromagnético 10/05/2017
Ver comentários

Publicada em  

Por Ari Rabinovitch

REHOVOT, Israel (Reuters) - Cerca de 20 milhões de anos atrás, em uma galáxia não tão distante assim, uma grande estrela explodiu e disparou elementos que representam os blocos de construção da vida pelo espaço.

Cerca de um ano atrás, por sorte, quando a luz que emitiu chegou à Terra, uma equipe de cientistas em Israel a observou e, pela primeira vez, coletou dados sobre os primeiros estágios de uma explosão como essa, conhecida como supernova.

Eles estão montando um cenário que oferece uma visão detalhada das origens de elementos cruciais ao nosso redor, como o cálcio dos nosso dentes e o ferro do nosso sangue.

“Na verdade, estamos vendo uma fornalha cósmica na qual os elementos pesados são formados, enquanto eles estão sendo formados. Estamos observando à medida que acontece. Essa é realmente uma oportunidade única”, disse o astrofísico do Instituto de Ciência Weizmann, Avishay Gal-Yam.

As descobertas, publicadas nesta quarta-feira na revista Nature, também indicam que a estrela gigante, localizada em uma galáxia vizinha chamada Messier 101, provavelmente deixou um buraco negro para trás depois de explodir.

Um astrônomo amador que por acaso estava observando aquela galáxia deu a dica aos pesquisadores que algo parecia estar acontecendo. Eles rapidamente focaram seus telescópios terrestres na estrela e começaram a documentar os primeiros estágios da explosão.

A equipe, que inclui o estudante de doutorado e co-autor principal do estudo, Erez Zimmerman, entrou em contato com a Nasa, que mudou seu cronograma e mirou o Telescópio Espacial Hubble para a supernova. Isso permitiu a observação em estágio inicial da luz ultravioleta da explosão, que é bloqueada pela atmosfera e não é captada na Terra.

Além de rastrear elementos como carbono, nitrogênio e oxigênio lançados ao espaço, os dados ultravioletas mostraram uma discrepância entre a massa inicial da estrela e a massa que ela ejetou ao espaço durante a explosão.

“Suspeitamos que, depois da explosão, um buraco negro ficou para trás - um novo buraco negro que não estava lá antes. É o remanescente da explosão. Um pouco da massa da estrela entrou em colapso no centro e criou um novo buraco negro”, disse Gal-Yam.

Buracos negros são objetos extraordinariamente densos com gravidade tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar.

Tendo criado uma espécie de impressão digital da supernova do começo ao fim, Gal-Yam disse que isso pode ajudar os cientistas a identificar supernovas iminentes em outros lugares.

“Talvez consigamos dizer nos próximos anos, não para todas as estrelas, mas talvez para algumas delas, que achamos e suspeitamos que essa estrela explodirá”, acrescentou Gal-Yam. “Isso será fantástico e então saberemos que precisamos estar lá e nos preparar.”

(Reportagem de Ari Rabinovitz)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas registram os …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.