Cimento energético poderia ajudar a produzir energia
O recurso auxiliaria a alimentar a demanda elétrica das cidades
Publicada em
Segundo publicação da rede BBC da Espanha, há algumas tecnologias que têm o potencial de revolucionar o modo de gerar energias renováveis. Claro, que muitos quesitos devem ser avaliados antes de usar, propriamente, os recursos, analisando, por exemplo, os aspectos: econômico, social e financeiro. Pesquisadores estimam que em 2050 dois terços da população mundial viverá em cidades, então, essa questão se mostra ainda mais urgente.
Pensando nisso, surgiu o cimento energético, que são mesclas de cimento feitas com resíduos de usinas de energia elétrica. O material poderia ser útil para a construção de edifícios que servem como baterias.
Esse concreto composto de potássio geopolimétrico de concreto (KGP) é mais em conta do que o cimento comum e pode armazenar eletricidade.
Segundo pesquisadores, por exemplo, um poste de luz de seis metros de altura feito com KGP e equipado de um pequeno painel solar poderia conter energia suficiente para alimentar-se por conta própria durante toda a noite.
Para o professor da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, Mohamed Saafi, um dos líderes do estudo, a equipe tem demonstrado que as misturas de cimento KGP podem ser utilizadas para armazenar e liberar energia elétrica sem a necessidade de adicionar nada custoso ou perigoso.
Os edifícios com KGP seriam úteis nas cidades para atender as demandas elétricas dos centros urbanos.
SALA DE BATE PAPO