Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ciro indica que não se candidatará novamente à Presidência

Placeholder - loading - Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes 29/09/2022 REUTERS/Ricardo Moraes
Candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes 29/09/2022 REUTERS/Ricardo Moraes
Ver comentários

Publicada em  

(Reuters) - O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, votou na manhã deste domingo em Fortaleza e indicou que esta pode ter sido sua última candidatura presidencial, depois de concorrer quatro vezes ao Palácio do Planalto.

'Eu pretendo parar por aqui. Se eu ganhar, eu quero trocar minha reeleição pela reforma que o país precisa ter e que foi jogada na lata do lixo em nome de projetos de poder trágicos para o país. Se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar as coisas sem a suspeição de uma candidatura', disse ele após registrar seu voto.

'Claro que essas coisas sempre podem mudar, quero deixar registrado aqui, mas eu tenho 64 anos, dei minha vida inteira à causa do povo brasileiro. Chego aqui sem nunca ter sido denunciado por corrupção, é raro político do Brasil poder dizer isso hoje. Sempre entreguei aquilo que a população brasileira esperou de mim e talvez esteja na hora de eu cuidar da minha vida, dos meus lindos filhos e netos', acrescentou.

Ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro de Estado, Ciro concorreu à Presidência em 1998, 2002 e 2018 antes deste ano.

O resultado das urnas neste domingo deve revelar um enfraquecimento dele, que deve ter desempenho pior do que teve em 2018, quando encerrou em terceiro lugar com 12,47% dos votos válidos. Agora, o pedetista, que adotou tom agressivo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha, a ponto de ser acusado de alinhar-se ao bolsonarismo, aparece entre 4% e 8% dos votos válidos nas pesquisas.

Ciro não quis adiantar se apoiará algum candidato em caso de segundo turno. 'Vamos deixar a apuração acontecer. Senão, qual o sentido se eu estar aqui?', disse.

Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado mostraram Lula com alguma chance de vencer a disputa já no primeiro turno, mas com cenário incerto que só terá uma definição no final da votação. O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro ocupa o segundo lugar.

Em empate técnico com Ciro nas pesquisas, a candidata do MDB, Simone Tebet, reforçou o papel democrático das eleições após registrar seu voto em Campo Grande.

'Hoje a democracia se fortalece, é o povo na rua, legitimamente escolhendo aquele e aquela, que tem que ser os seus candidatos que vão representá-lo, não só como candidatos e futuros presidentes da República, mas também senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores', afirmou.

A senadora também evitou falar em apoio no segundo turno e criticou a polarização. 'Lamentavelmente nós vimos a polarização ideológica contaminar a alma do povo brasileiro. A nossa candidatura propôs exatamente fazer o caminho do meio, ou seja, com equilíbrio, com moderação, com diálogo, trazer propostas e soluções reais para os problemas reais do Brasil.'

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

16 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ciro indica que nao se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.