Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cirurgião fala sobre apneia do sono

Especialista conta, por exemplo, como funciona o tratamento

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cirurgião fala sobre apneia do sono"
Ver comentários

Publicada em  

15 de março é o dia mundial do sono. No Brasil, muitas pessoas têm problemas que interferem nessa hora tão sagrada de descanso, consequentemente, isso acaba repercutindo em seu desempenho ao longo do dia.


Pensando em ajudar aqueles que sofrem com a apneia do sono, um dos distúrbios mais comuns, conversamos como Dr. José Flávio Torezan, que trabalha nos Hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio Libanês, Alemão Osvaldo Cruz, Santa Catarina, São Luiz e Hospital do Coração, na Capital paulista.

Veja a entrevista completa:

1- O que é e o que causa a apneia do sono?

Apneia obstrutiva do sono é um distúrbio respiratório que causa a interrupção da respiração durante o sono (as pausas variam entre 10 a 60 segundos de respiração). É causada pelo estreitamento da via aérea principalmente atrás da língua e céu da boca, mas outros fatores também podem estar envolvidos como: má formação da via aérea superior, estreitamentos das arcadas dentárias e deformidades dos ossos maxilares.


2- Como alguém consegue identificar que tem o distúrbio?

Geralmente o cônjuge ou colegas de quarto identificam um tipo de ronco mais preocupante, como se fosse um ronco que asfixia, mas o próprio paciente pode se sentir incomodado e ir até o profissional da área da saúde queixando-se de fadiga crônica, sono não repousante, irritabilidade, ganho de peso, entre outros problemas. Não é incomum que alguns pacientes relatem já terem dormindo dirigindo, em salas de cinema ou mesmo em filas de espera.


3- Ao detectar o problema, como funciona o tratamento?

O tratamento é feito através de um exame chamado polissonografia. A apneia pode ser classificada em leve, moderada ou grave. A partir daí existem diferentes opções de tratamentos. Os CPAPS (máscara de compressor de ar para dormir), aparelhos intra-orais que projetam o maxilar inferior para frente e também o tratamento cirúrgico.


4- Quando é necessário realizar a cirurgia maxilar?

O tratamento cirúrgico maxilar é o mais eficiente descrito na literatura cientifica, ele está indicado em casos de apneia grave ou em casos que há deformidade nos ossos maxilares. Os resultados são bastante animadores, porém o paciente deve saber que há um pós-operatório difícil no primeiro mês.

A cirurgia consiste em avançar o maxilar inferior e superior ao mesmo tempo criando assim um espaço maior na região da via aérea, acomodando melhor desta forma a língua e o céu da boca. O paciente que se submete a essa cirurgia é encorajado a manter o peso ou a emagrecer em caso de sobrepeso. Isso é extremamente necessário para que se mantenha a via área sem acúmulo de gordura e o resultado se mantem ao longo prazo.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. cirurgiao fala sobre apneia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.