Cirurgião faz a primeira operação guiada à distância com rede 5G
A demonstração ocorreu recentemente em um grande evento da indústria de celulares
Publicada em
De acordo com o jornal colombiano ''El espectador'', um cirurgião na Espanha fez, na última quarta-feira, 27 de fevereiro, a primeira operação guiada à distância usando a nova geração de redes sem fio ultrarrápidas- que estão começando a se disseminar pelo mundo.
Câmeras 3D fizeram parte da lista de materiais utilizados. Os aparelhos serviram para examinar a longa distância os músculos, tecidos e ossos do paciente.
Claro que no passado já foram realizadas operações assistidas com redes sem fio. Porém, o 5G expande a qualidade e a definição de imagem, essenciais para que os especialistas tomem decisões balizadas no máximo de informações possível, reduzindo, assim, o risco de erros. Essa tecnologia, também, diminui a latência, e o dado é entregue de forma quase instantânea.
Os especialistas esperam que no futuro possam fazer operações à distância, por meio do controle de um braço robótico.
Na demonstração, que ocorreu no Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, o médico Antonio de Lacy ‘participou’ em tempo real da equipe de cirurgiões que operava o paciente de um tumor intestinal, mesmo estando à cinco quilômetros de distância no Hospital Clínic. Isso tudo graças aos recursos tecnológicos.
De Lacy é diretor do serviço de cirurgia gastrointestinal do hospital. Para ele, esse é o primeiro passo para atingir o sonho de realizar operações de modo remoto no futuro.
Durante a operação, a conexão 5G tinha uma demora de somente 0,01 segundos, muito abaixo dos 0,27 segundos das redes 4G.
SALA DE BATE PAPO