Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

'Clérigos, sumam daqui!': Irã vê protestos após desastre aéreo

Placeholder - loading - Iranianos protestam em apoio às vítimas da queda de avião ucraniano em Teerã 11/01/2020 Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Iranianos protestam em apoio às vítimas da queda de avião ucraniano em Teerã 11/01/2020 Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Babak Dehghanpisheh

DUBAI (Reuters) - Manifestantes contrários aos governantes religiosos do Irã foram às ruas e a polícia foi mandada para enfrentá-los nesta segunda-feira, marcando o terceiro dia de manifestações após as autoridades reconhecerem que derrubaram equivocadamente uma aeronave de passageiros.

O presidente do Irã chamou a destruição do avião ucraniano, que foi derrubado por acidente por um míssil anti-aéreo, de 'erro desastroso' no sábado, dizendo que as defesas anti-aéreas foram disparadas por engano enquanto o país estava em alerta após conduzir ataques de mísseis contra alvos dos Estados Unidos no Iraque.

A comoção pública no Irã, que foi crescendo por dias depois que Teerã negou repetidas vezes sua culpa no desastre aéreo, acabou originando os protestos após as forças militares do país admitirem o erro.

O quadro completo dos protestos no Irã é difícil de obter por conta das restrições a veículos de imprensa independentes. Mas vídeos publicados na internet mostravam dezenas, possivelmente centenas de manifestantes na segunda-feira em locais em Teerã e Isfahan, uma importante cidade ao sul da capital.

Vídeos mostravam estudantes cantando palavras de ordem como 'Clérigos, sumam daqui!' fora de universidades em Isfahan e Teerã, enquanto a tropa de choque policial assumia suas posições nas ruas.

Imagens dos dois dias anteriores de protestos mostraram pessoas feridas sendo carregadas e poças de sangue pelo chão. Tiros podiam ser ouvidos, embora a polícia negue que tenha aberto fogo contra os manifestantes.

As manifestações são a última reviravolta em um dos maiores e mais sérios aumentos de tensão entre Washington e Teerã desde a Revolução Islâmica do Irã em 1979.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que no início do mês ordenou um ataque por drone que matou o mais poderoso comandante militar do Irã, tuitou aos líderes da República Islâmica: 'Não matem seus manifestantes'.

O porta-voz do governo iraniano rejeitou os comentários de Trump dizendo que os iranianos estavam sofrendo por conta de suas ações e que eles lembrariam que ele ordenou o assassinato do general Qassem Soleimani em Bagdá no dia 3 de janeiro.

Cinco países cujos cidadãos morreram no acidente, que matou as 176 pessoas a bordo, se encontrarão em Londres na próxima quinta-feira para discutir possíveis ações legais, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia à Reuters.

Entre os cinco está o Canadá, que tinha pelo menos 67 cidadãos detentores do passaporte canadense no vôo, muitos deles estudantes iranianos-canadenses e acadêmicos que voltavam para casa após viagens de final de ano.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

16 H
  1. Home
  2. noticias
  3. clerigos sumam daqui ira ve …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.