Com que idade alcançamos o ponto máximo da inteligência?
Dependendo da faixa etária, o ser humano se encontra mais apto para realizar determinadas tarefas com mais eficiência
Publicada em
Segundo publicação da rede britânica BBC, a cada etapa da vida o ser humano acaba se saindo melhor em certas funções e habilidades.
Aliás, você sabia que Einstein, por exemplo, tinha apenas 26 anos, quando criou a teoria da relatividade especial? Então, sim, de modo geral, as habilidades cognitivas alcançam seu ponto máximo na juventude, aproximadamente, aos 18 anos.
De acordo com pesquisa sobre a capacidade cognitiva- feita em conjunto pela Universidade de Harvard e MIT- com mais de 48 mil 500 participantes, publicada em 2015 pela revista Psychological Science, de acordo com a idade, as pessoas se tornam melhores em determinadas capacidades e piores em outras.
''Algumas habilidades alcançam seu pico e começam a decair depois do ensino médio, outras estagnam no início da idade adulta; outras não atingem seu ponto máximo até que os indivíduos cheguem aos 40 anos ou mais’’, coloca Joshua Hartshorne, autor principal do documento.
Por exemplo, a habilidade de processar informações rapidamente tem seu pico quando o ser humano tem 18 e 19 anos.
Já aos 25 anos, no entanto, as pessoas chegam ao seu maior nível no que diz respeito à memória a curto prazo, a qual permanece assim por uma década e depois começa o declínio.
Enquanto, a capacidade de entender as emoções dos outros, o ser humano não chega a plenitude antes dos 40 ou 50 anos.
E entre 65 e 75 anos, o sujeito alcança a maior pontuação no que concerne à aquisição de vocabulário.
SALA DE BATE PAPO