Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com robôs e gel explosivo, Israel ataca túneis do Hamas

Placeholder - loading - Vista do que militares israelenses dizem ser um túnel em Gaza 13/11/2023 Imagem obtida de vídeo. Forças de Defesa de Israel/Divulgação via REUTERS
Vista do que militares israelenses dizem ser um túnel em Gaza 13/11/2023 Imagem obtida de vídeo. Forças de Defesa de Israel/Divulgação via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Dan Williams

BASE DAS FORÇAS TERRESTRES DE ZEELIM, Israel (Reuters) - Após encontrar o que descreveram como a entrada para um túnel do Hamas debaixo de um hospital esvaziado no norte de Gaza, engenheiros do Exército de Israel preencheram a passagem com gel explosivo e apertaram o botão do detonador.

A explosão tomou conta do prédio e enviou fumaça por pelo menos três pontos de uma rua próxima no distrito da cidade de Beit Hanoun, segundo imagens de segurança.

“O gel se espalhou e explodiu o que quer que eles tenham deixado esperando por nós no túnel”, afirmou um oficial do Exército a repórteres em uma entrevista coletiva na base de Zeelim, no sul de Israel.

Limpar os túneis é uma parte importante da campanha do Exército israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza, em resposta ao ataque do grupo militante palestino no sul de Israel em 7 de outubro.

Quando não utiliza munições para verificar bunkers, buracos de acesso e túneis, que os dois lados dizem percorrer centenas de quilômetros sob Gaza, o Exército opta por robôs rastreadores e outras tecnologias operadas remotamente.

O oficial não foi identificado, de acordo com as regras da entrevista, e se recusou a dar mais detalhes sobre o combate subterrâneo, que ele afirmou ser um trabalho em andamento. Não forneceu o nome do hospital em Beit Hanoun.

REDE DE TÚNEIS

O Hamas tem túneis para ataques, contrabandos e armazenamentos, dizem fontes de segurança. Dúzias de poços podem levar a cada um dos túneis, com profundidade de 20 a 80 metros.

Destruir um poço é relativamente fácil e rápido, disse o oficial, acrescentando: “Qualquer pelotão pode fazer isso”.

Os túneis são mais difíceis. O oficial afirmou que várias toneladas de gel explosivo -- sobre o qual ele se recusou a dar detalhes técnicos, além de dizer que são trazidos por caminhões -- são necessários para poucas centenas de metros de túnel.

O Hamas nega usar hospitais para esconder esses túneis. Tem rechaçado afirmações de Israel de que tem um centro de comando debaixo do maior hospital de Gaza, o Al Shifa, no qual as forças israelenses entraram na quarta-feira.

O Hamas levou cerca de 240 pessoas para Gaza como reféns no ataque de 7 de outubro, no qual aproximadamente 1.200 pessoas foram mortas, segundo Israel. Uma das reféns libertadas -- uma das poucas até agora -- disse que ela e pelo menos outras 20 pessoas foram mantidas em um túnel.

O oficial do Exército disse que há um cuidado para não colocar em risco túneis que possam conter reféns.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. com robos e gel explosivo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.