Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Combates se espalham no Sudão após avanço de grupo paramilitar em Cartum

Placeholder - loading - Refugiados sudaneses se reúnem para receber assistência médica em hospital no Chade 16/06/2023 Cortesia de Mohammad Ghannam/MSF/Handout via REUTERS
Refugiados sudaneses se reúnem para receber assistência médica em hospital no Chade 16/06/2023 Cortesia de Mohammad Ghannam/MSF/Handout via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

(Reuters) - O Exército do Sudão confirmou na segunda-feira que as Forças de Apoio Rápido (RSF) tomaram a base principal de uma bem equipada brigada policial em Cartum e havia relatos de combates se espalhando pela primeira vez para o Estado do Nilo Azul, perto da Etiópia.

A força paramilitar RSF disse ter capturado dezenas de veículos blindados e picapes depois de tomar a sede da Polícia da Reserva Central no domingo, consolidando sua posição no sul de Cartum, onde vários importantes acampamentos militares estão situados.

O Exército se apoiava na Polícia da Reserva Central para combates terrestres em Cartum, onde está tendo dificuldades para conter as unidades móveis da RSF que rapidamente se espalharam pela cidade quando os combates começaram em 15 de abril.

O Exército disse em um comunicado que a base policial da Reserva Central foi tomada após três dias de combates, acusando a RSF de atacar 'instituições estatais'.

Ativistas locais disseram que pelo menos 15 civis foram mortos nos combates e mais de 80 ficaram gravemente feridos.

Também na segunda-feira, moradores relataram nas redes sociais um ataque do SPLM-N, o grupo rebelde mais poderoso do Sudão, na cidade de Kurmuk, no Estado do Nilo Azul, na fronteira com a Etiópia.

A Reuters não pôde verificar os relatos de forma independente. A missão da Organização das Nações Unidas no Sudão disse que centenas de civis cruzaram a fronteira para a Etiópia em busca de segurança devido aos confrontos no Nilo Azul no domingo e na segunda-feira, enquanto outros pareciam estar indo para o norte, para Damazin, a capital do Estado.

Confrontos ligados a tensões tribais no Estado do Nilo Azul deixaram centenas de mortos no ano passado.

O SPLM-N entrou em confronto na semana passada com o Exército no Estado de Kordofan do Sul, levantando temores de que o conflito possa se espalhar pelas regiões do sul do Sudão.

A guerra entre o Exército e a RSF eclodiu em meio a disputas sobre planos apoiados internacionalmente para uma transição para eleições sob um governo civil.

A luta se intensificou em meio a uma série de acordos de cessar-fogo negociados pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos em negociações em Jeddah que foram suspensas na semana passada.

A guerra causou uma grande crise humanitária, desalojando mais de 2,5 milhões de pessoas, cerca de 600.000 das quais cruzaram para os países vizinhos. A maioria foi para o norte, ao Egito, ou para o oeste, até o Chade, onde os refugiados têm buscado abrigo de ataques e confrontos de motivação étnica na região sudanesa de Darfur.

(Reportagem de Khalid Abdelaziz em Dubai)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. combates se espalham no sudao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.