Como encontrar novas músicas que você realmente gosta
Algumas abordagens que poderão trazer canções que se conectem com a sua vibe
Publicada em
Querendo ou não, algumas pessoas têm um pouco mais de facilidade de encontrar músicas legais e se conectar com elas. Mas, isso não está relacionado apenas sobre ser mais fácil ou não, porque conhecer novas produções está extremamente interligado com o contexto em que se vive, e claro, às experiências que as pessoas vivem ao longo da vida e o impacto causado em seus gostos musicais.
Mesmo possuindo uma grande influência por parte familiar sobre determinado estilo musical ou artista, e ainda que você possua tendência a se aproximar mais a essas produções, criar um estilo musical é uma atividade que estará em atividade para sempre, uma vez que todos os dias é possível que as pessoas conheçam novos canções que vão diretamente de encontro com sua vibe no momento. A grande questão aqui é como fazer isso por si só e explorar novos universos musicais.
Leia mais: BTS anuncia data do seu tão aguardado comeback com novo álbum
Olhando para esse novo desafio enfrentado, preparamos algumas dicas de como conseguir encontrar canções que você realmente gosta e a partir de então farão parte de sua vida. Adiantamos que será uma tarefa nova e com certeza resultará em bons achados.
- Sites de Review de músicas
No meio da internet está repleto de sites sobre músicas que fazem análises muito boas de músicas, álbuns e clipes de artistas. A Antena 1 é um deles, e claramente se empenha em trazer as melhores reviews das canções que tocam na nossa rádio, como os lançamentos mundo afora. Por meio dos reviews podemos saber mais a fundo sobre o que aquela produção trata, suas inspirações e o recebimento do público a ela.
Outro site importante pode ser dito como o “Metacritic”, por ele críticos dos maiores veículos e revistas expõem suas análises e pontuam quais são as maiores com base nas notas. Assim é possível que se possa ter um panorama geral da música no mundo e saber o que está sendo produzido. Apostamos que após escutar algumas dessas produções você conseguirá tirar proveito disso e trazer algumas canções para suas playlists.
- Ouvir álbuns de artistas em comum
Já experimentou perguntar para seus amigos o que eles andam escutando? Bom, caso seus gostos sejam parecidos é uma ótima ideia para que aumente o repertório. Ao mesmo tempo, caso contrário, é legal conhecer o que eles estão ouvindo, pois você pode se surpreender com estilos que talvez você não escutaria por si só. Explorando novos ritmos você certamente se tornará um ouvinte mais eclético e conseguirá curtir um pouco de tudo ainda que possua suas preferências.
A receita é basicamente essa. Abra alguns álbuns, se puder, até mesmo compre os e escute. Esse exercício pode ser muito melhor caso você já tenha ouvido falar previamente do cantor e dessas produções. Se permita a ouvir, anote o que mais gostou, comente com as pessoas e busque saber mais dos artistas, desse jeito estará sendo construído o mapa com suas preferências.
- Trilhas sonoras
Outra abordagem interessante é olharmos para a conexão do cinema com a música. Atualmente, a maioria das produções cinematográficas vêm acompanhadas de uma trilha sonora que exploram a musicalidade do filme.
Não podemos negar como essas músicas além de guiarem muito bem a trama, elas também ficam na nossa cabeça e passamos a buscá-las mesmo após assistir o filme. Podemos ver como isso acontece com diversos exemplos, como “Call me by your name” que possui uma trilha sonora linda e apaixonante.
O fenômeno foi tão grande que várias pessoas começaram a apreciar as canções mesmo algum tempo depois de seu lançamento com a explosão de algumas das canções no Tik tok. Outro caso foi a trilha de “O Rei do show”, ao criar canções incríveis, essa foi um dos discos mais ouvidos no ano de estreia e até hoje continua sendo consumido com frequência.
Com as trilhas, podemos conectar um universo com a esfera musical e tirar proveito disso. São canções que fora do filme criam suas histórias e encantam quem as escuta.
Confira: Ringo Starr anuncia novas datas para sua turnê de 2022
- Playlists
Playlists são outro jeito de curtir novos sons. Aqui na Antena 1, nós fazemos playlists de muitos artistas que são queridos entre ouvintes, todas as terças e domingos.Abaixo você conhecer algumas das quais fizemos em nossa site:
- Playlist Antena 1: músicas pela paz
- Playlist Antena 1: as 10 melhores de Alicia Keys
- Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas natalinas
- Playlist Antena 1: as 10 melhores do Charlie Puth
O bacana desse compilado de canções é que você está livre para consumir o que quiser como também criar. Você pode montar uma com base em um único artista como nós costumamos fazer e também se inspirando em algum fato do forma que fizemos a da paz devido a situação da Ucrânia, também podem ser os sentimentos que são expressados pelas faixas o principal objetivo. A questão é que as playlists são uma das formas mais legais de explorarmos o novo.
- Explorar lugares
Uma dica mais “old school” para isso é visitar locais que tocam estilos que você gosta. Aqui é permitido desde uma balada, concertos, apresentações, shows e até bares e restaurantes para ouvir discos de vinil. Dessa forma, todos os sentidos podem ser explorados como curtir a vibe das pessoas e apreciar as músicas, isso pode ser bem marcante e te impressionar.
Quem nunca esteve em uma festa com os amigos e tocou uma música que marcou aquele momento e logo ganhou um espaço no nosso coração? A maioria das pessoas já passou por isso. Então um passeio que explore mais formas de como se aventurar em novas músicas é sempre bom.
Leia também:
- Red Hot Chili Peppers: “Unlimited Love” é o vinil mais vendido em 30 anos
- Amy Winehouse: show histórico no Glastonbury será lançado em vinil
SALA DE BATE PAPO