Concurso dá chance de nomear um novo planeta
O nome deve ser genuinamente brasileiro.
Publicada em
A União Astronômica Internacional (UAI) lançou a iniciativa NomeieExoMundos em comemoração aos seus 100 anos de existência. A ideia é que cada país-membro da UAI nomeie uma estrela e seu planeta, em um concurso nacional.
Os nomes mais votados serão submetidos à união em dezembro para escolha final. Para o Brasil, o planeta designado foi o HD 23079b, descoberto em 2001 pela equipe do astrônimo Cris Tinney usando o Telescópio Anglo-Australiano, localizado na Austrália.
O corpo tem quase 2,5 vezes a massa de Júpiter e está localizado a uma distância equivalente à distância de Marte ao Sol. Ele completa uma volta em torno de sua estrela a cada dois anos terrestres. A estrela-mãe deste planeta é muito parecida com o Sol, mas um pouco maior e mais quente.
Hélio Jacques Rocha-Pinto, que coordena a comissão organizadora do concurso afirma que o concurso é importante para a popularização da ciência e também é uma ótima oportunidade para se batizar um planeta com um nome brasileiro. Ou seja, as sugestões devem se basear na cultura indígena brasileira, na cultura afro-brasileira ou na literatura nacional.
O site da iniciativa receberá sugestões até o dia 31 de agosto. No dia 15 de setembro, a lista com os nomes selecionados para votação será divulgada e a votação ficará aberta até o dia 04 de novembro. O resultado final será divulgado em 6 de novembro.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO