Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Condado de Los Angeles processa PepsiCo e Coca-Cola por poluição plástica

Placeholder - loading - Garrafas plásticas da Pepsi em prateleira de mercado em Pasadena, na Califórnia 11/07/2017 REUTERS/Mario Anzuoni
Garrafas plásticas da Pepsi em prateleira de mercado em Pasadena, na Califórnia 11/07/2017 REUTERS/Mario Anzuoni
Ver comentários

Publicada em  

Por Nate Raymond

(Reuters) - O condado de Los Angeles processou a PepsiCo e a Coca-Cola na quarta-feira, acusando-as de poluir o condado mais populoso dos Estados Unidos com garrafas plásticas e de enganar a população sobre o impacto ambiental e a possibilidade de reciclagem de seus recipientes.

Em uma ação judicial apresentada no Tribunal Superior de Los Angeles, o condado disse que as empresas estavam contribuindo para a poluição plástica com suas garrafas de uso único e se envolvendo em uma campanha para enganar os consumidores, fazendo-os acreditar que elas são recicláveis.

De acordo com a ação judicial do condado, as empresas fizeram isso apesar de saberem que o plástico em suas garrafas não pode ser reciclado em uma escala significativa o suficiente para compensar os danos ambientais dos recipientes, a maioria dos quais acaba em aterros sanitários ou como lixo.

O condado alega que a poluição plástica atribuída aos produtos fabricados pelas empresas constitui um incômodo público que elas devem ser obrigadas a reparar. De acordo com a ação, a Pepsi e a Coca-Cola deveriam ser obrigadas a pagar multas por se envolverem em práticas comerciais injustas e enganosas.

'A Coca-Cola e a Pepsi precisam parar de enganar e assumir a responsabilidade pelos problemas de poluição plástica que seus produtos estão causando', disse a presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Los Angeles, Lindsey Horvath, em um comunicado.

As empresas não responderam a um pedido por comentário nesta quinta-feira em um primeiro momento. Em resposta a ações judiciais semelhantes no passado, elas negaram ter feito declarações enganosas e disseram que estavam trabalhando em prol da sustentabilidade ambiental.

O caso é o mais recente de uma série de ações judiciais movidas por governos estaduais e locais dos EUA e defensores do meio ambiente contra empresas que fabricam e comercializam plásticos.

A Pepsi está atualmente enfrentando um processo de poluição plástica movido pela procuradora-geral de Nova York no ano passado, enquanto o procurador-geral da Califórnia, em setembro, processou de forma semelhante a Exxon Mobil, que produz polímeros usados para fabricar plásticos de uso único.

Em agosto, um tribunal de apelações em Washington, D.C., reviveu uma ação movida em 2020 pelo grupo ambiental Earth Island Institute, acusando a Coca-Cola de enganar os consumidores, fazendo-os acreditar que seu negócio é ambientalmente sustentável.

Mais de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos são produzidos globalmente todos os anos, sendo que menos de 10% deles são reciclados, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, sufocando aterros sanitários e devastando os oceanos.

Segundo a nova ação judicial, o plástico foi responsável por 246.124 toneladas de todos os resíduos produzidos por residências no Condado de Los Angeles em 2024 e por 628.211 toneladas de todos os resíduos comerciais da comunidade.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. condado de los angeles …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.