Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa Francisco ainda está em estado crítico, mas exibe “leve melhora”, diz Vaticano

Placeholder - loading - Papa Francisco 26/01/2025 REUTERS/Yara Nardi
Papa Francisco 26/01/2025 REUTERS/Yara Nardi
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco ainda está em estado crítico conforme combate uma pneumonia dupla, mas sua condição exibiu uma “leve melhora”, disse o Vaticano nesta segunda-feira.

O pontífice de 88 anos passará sua 11ª noite no hospital Gemelli, de Roma, a internação mais longa do seu papado de quase 12 anos.

“As condições clínicas do Santo Padre, em sua natureza crítica, exibiram uma leve melhora”, disse a atualização mais recente da sua saúde.

O papa, segundo o comunicado, ainda está recebendo oxigênio “embora com um fluxo e porcentagem de oxigênio levemente reduzidos”.

O comunicado acrescentou que a “insuficiência renal leve”, divulgada pela primeira vez no último domingo, não é “motivo de preocupação”.

Uma autoridade do Vaticano, que não quis ser identificada porque não tem autorização para falar sobre a condição do papa, disse que Francisco estava comendo normalmente e conseguia levantar e se mover em seu quarto de hospital.

O comunicado desta segunda-feira afirmou que o papa retomou seu trabalho à tarde e ligou para o pároco de Gaza à noite.

No domingo, o Vaticano descreveu a condição do papa como crítica pelo segundo dia. No sábado, havia afirmado que o papa precisava de uma transfusão de sangue após passar por uma “crise respiratório prolongada semelhante à asma”.

A atualização desta segunda-feira afirmou que o papa não havia tido mais crises respiratórias e que alguns de seus testes de laboratório “melhoraram”.

Pneumonia dupla é uma infecção séria que pode inflamar e causar cicatrizes nos dois pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa” e disse que havia sido causada por dois ou mais microorganismos.

Francisco, papa desde 2013, tem sofrido com problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é especialmente propenso a infecções pulmonares porque desenvolveu pleurisia quando era jovem e teve uma parte do seu pulmão retirada.

CARDEAIS ESPECULAM SOBRE O PAPA

A doença prolongada do papa provocou uma quantidade fora do comum de especulações públicas entre cardeais católicos, as autoridades de maior escalão na Igreja com 1,4 bilhão de membros, após o pontífice.

O cardeal de Nova York, Timothy Dolan, que até onde se sabe não é próximo de Francisco e não citou nenhuma informação além das atualizações médicas do Vaticano, disse em uma homília durante a missa em sua catedral no último domingo que o papa estava “provavelmente próximo da morte”.

O cardeal alemão Gerhard Müller, ex-autoridade do Vaticano famoso por ter discordado do papa em questões doutrinárias, repreendeu prelados que estavam especulando em público sobre a condição do papa ou planejando um conclave, a reunião de cardeais para eleger um novo papa.

Ele disse ao jornal italiano Corriere della Sera que os cardeais não estão recebendo mais informações do que o público sobre a condição do papa.

(Reportagem de Joshua McElwee; reportagem adicional de Gabriele Pirelli)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. condicao do papa esta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.