Confiança de serviços no Brasil sobe em novembro para maior nível em 4 anos e meio, diz FGV
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) - As expectativas dos empresários de serviços no Brasil melhoraram com o fim do período eleitoral e a confiança do setor atingiu em novembro o nível mais alto em de quatro anos e meio, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
Com alta de 5,1 pontos, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) atingiu 93,4 pontos na comparação com outubro, seu maior patamar desde abril de 2014.
'O avanço significativo da confiança em novembro está intimamente ligado à melhora das expectativas empresariais que, por sua vez, parece refletir os efeitos do resultado do processo eleitoral', explicou o consultor da FGV Silvio Sales em nota.
'Essa melhora no ânimo das empresas, no entanto, não altera o fato de os indicadores de confiança permanecerem ainda na faixa abaixo dos 100 pontos, o que significa dizer que há o predomínio de respostas negativas sobre o ambiente de negócios', completou ele.
Em novembro, 85 por cento das 13 principais atividades pesquisadas tiveram alta no índice de confiança.
De acordo com a pesquisa, o Índice da Situação Atual (ISA-S) teve alta de 1,8 ponto em novembro, chegando a 87,7 pontos, seu maior nível desde outubro de 2014.
Já o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 8,3 pontos, para 99,4 pontos em novembro, o maior patamar desde fevereiro de 2014.
'A confirmação da melhora na curva de confiança do setor estará, provavelmente, condicionada ao andamento do processo de transição para o novo governo', destacou Sales.
Também nesta quinta-feia a FGV divulgou que a confiança da indústria do Brasil subiu em novembro pela primeira vez em seis meses.
(Por Stéfani Inouye)
Escrito por Thomson Reuters
SALA DE BATE PAPO