Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Confiança do consumidor alemão mantém trajetória de recuperação em novembro, aponta GfK

Placeholder - loading - Consumidores em Hamburgo 03/12/2022. REUTERS/Fabian Bimmer/File Photo
Consumidores em Hamburgo 03/12/2022. REUTERS/Fabian Bimmer/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

BERLIM (Reuters) - A confiança do consumidor alemão deve continuar se recuperando em novembro, uma vez que as famílias estão mais otimistas em relação às suas perspectivas de renda, embora os preços altos e as notícias ruins sobre o mercado de trabalho estejam diluindo esses fatores positivos, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira.

O índice de sentimento do consumidor, publicado em conjunto pela GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg (NIM), aumentou mais do que o esperado para novembro, subindo para -18,3 pontos, em comparação com os -21,0 do mês anterior. Analistas consultados pela Reuters esperavam um aumento muito menor, para -20,5.

As expectativas de renda e a propensão para comprar melhoraram pela segunda vez consecutiva, enquanto a propensão para poupar diminuiu ligeiramente, impulsionando o índice geral para seu valor mais alto desde abril de 2022, embora ainda em um nível baixo, segundo a pesquisa.

As expectativas econômicas para os próximos 12 meses para a maior economia da Europa recuaram pela terceira vez consecutiva, disse a pesquisa.

Isso está de acordo com a previsão do governo de uma contração de 0,2% para 2024, o que marcaria um segundo ano de declínio e consolidaria a posição da Alemanha entre os piores desempenhos da zona do euro.

'A incerteza causada por crises, guerras e aumento de preços ainda é muito acentuada no momento e impede que fatores positivos para o consumo, como aumentos perceptíveis da renda real, tenham seu efeito total', disse Rolf Buerkl, analista do NIM.

Relatos de um número crescente de falências de empresas e planos para cortar empregos ou transferir a produção para o exterior também estão impedindo uma recuperação mais significativa', acrescentou Buerkl.

O período da pesquisa foi de 4 a 15 de outubro de 2024.

(Por Miranda Murray)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. confianca do consumidor …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.