Confira algumas tradições alimentares de diversos países no ano novo
O levantamento foi feito por uma famosa rede norte-americana
Publicada em
O canal dos Estados Unidos CNN mostrou rituais feitos em diferentes locais ao redor do globo em um momento mágico, o réveillon, alguns deles representam vida longa, sorte, outros o desejo por um novo ano repleto de dinheiro e abundância. Conheça:
1- Bolos
A tradição de fazer um bolo de ano novo é vista em numerosos países. A Grécia tem a ''Vasilopita''. A França o ''gateau ou galette des rois''. Os mexicanos o ''Rosca de Reyes'' e os búlgaros desfrutam da ''banitsa''.
A maioria deles é consumida à meia noite na véspera do ano novo, mas algumas culturas cortam o item no natal ou no dia 06 de janeiro, e inclusive escondem uma moeda dourada no meio do alimento, então, isso significa que quem encontrar a fatia premiada terá um ano prospero.
2- Cotechino com lenticchie, Itália
Os italianos comemoram na ''Festa di San Silvestro'', que muitas vezes, começa com um tradicional ''cotechino con lenticchie'', um ensopado com lentilha e salsicha- que traz boa sorte. O grão representa dinheiro.
O ritual é um dos que mais assemelham com o do Brasil.
3- Comer um macarrão específico, Japão
Nos lares do país, as famílias costumam comer um tipo de massa alimentícia do Japão, noodles de Soba, feita à base de farinha de trigo sarraceno ou outro macarrão toshikoshi soba, que são ingeridos, geralmente, à meia noite na véspera do ano novo para se despedir do ano que passou e é uma forma de dar boas-vindas para o novo tempo. A tradição vem do século 17, e os noodles longos simbolizam longevidade e prosperidade.
4- Marzipanschwein ou Glücksschwein, Aústria e Alemanha
Na Áustria e na Alemanha, eles chamam o ano novo de novo de Sylvesterabend, ou de São Silvestre. Os foliões austríacos tomam um ponche de vinho tinto com canela e especiarias, comem leitão no jantar e decoram a mesa com pequenos porcos feitas de maçapão.
Porquinhos de boa sorte ou Glücksschwein, que são feitos de diferentes tipos de materiais, são presentes comuns nos dois países.
5. Arenque em conserva, na Polônia e Escandinávia
Arenque, é um tipo de peixe, abundante, na Polônia e em partes da Escandinávia, e por conta, também, da cor prata, muitos cidadãos nesses países comem o arenque em conserva à meia noite para trazer um ano de prosperidade e recompensas.
SALA DE BATE PAPO