Confira tudo o que vai rolar no espaço em 2019
O ano será marcado por eventos para os aficcionados pelo espaço.
Publicada em
Agora em janeiro, no próximo dia 21, um eclipse lunar total poderá ser visto do Brasil e de toda a América. Ele será mais fácil de assistir do que o último presenciado por aqui em julho de 2018, já que poderá ser visto em todas as regiões do país. O auge do fenômeno será às 02h41 do horário de Brasília.
Em julho, no dia 2, o destaque será o eclipse solar total visível do Chile e de parte da Argentina. Os preços de hotéis e das passagens aéreas para a região, inclusive, já aumentaram – e nos lugares com vista mais privilegiada, já esgotaram.
Ainda no mês de julho, no dia 16, um eclipse lunar parcial será visto na África e em parte da Europa. Nesse caso, o Brasil verá pouco do fenômeno. Em dezembro, um eclipse do tipo anular, no dia 26, fecha o ano. Ele será visto apenas na Oceania e na Ásia.
Além dos eclipses, outros eventos para os apaixonados pelo espaço marcam o ano. Como o primeiro voo tripulado da SpaceX, que acontece em junho e levará astronautas da Nasa para a Estação Espacial Internacional, ou o aniversário de meio século da chegada do homem à Lua, que deve ser acompanhado de diversos eventos em homenagem à missão Apolo 11.
Já mais para o fim do ano, entre 15 de outubro e 14 de novembro, o satélite CHEOPS observará estrelas solitárias distantes em busca de novos planetas. Um detalhe curioso: duas de suas placas que irão para o espaço têm milhares de desenhos feitos por crianças durante a fase escolar.
Para este ano, tanto a SpaceX quanto a Boeing pretendem usar tecnologias completamente novas em pleno espaço sideral – e nenhuma das empresas está disposta a arriscar demais. Então, é possível que ocorram atrasos no cronograma.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO