Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Congresso peruano remove ministro das Minas e Energia em meio a protestos no setor

Placeholder - loading - O ministro de Minas do Peru, Romulo Mucho, durante entrevista à Reuters, em Lima, Peru 03/05/2024 REUTERS/Marco Aquino
O ministro de Minas do Peru, Romulo Mucho, durante entrevista à Reuters, em Lima, Peru 03/05/2024 REUTERS/Marco Aquino
Ver comentários

Publicada em  

LIMA (Reuters) - O Congresso do Peru removeu o ministro das Minas e Energia Romolo Mucho do seu cargo nesta terça-feira em meio a protestos de mineradores de pequena escala na nação andina.

Mineradores peruanos de pequena escala demandam uma extensão de dois anos do programa que os permite operar temporariamente, apontado pelas autoridades como responsável por expandir a mineração ilegal no país.

A presidente Dina Boluarte precisa acatar a decisão do Congresso dentro de 72 horas e apontar um novo ministro das Minas e Energia, posição importante no país que é o terceiro maior produtor de cobre do mundo cujo segmento é crucial para a economia local.

O painel no Congresso que optou pela retirada de Mucho era composto por cerca de 80 deputados de diversos partidos políticos.

Desses, quatro votaram contra a sua saída e 13 se abstiveram.

Um projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso na semana passada deu aos mineradores de pequena escala um período de seis meses para formalizar suas atividades após o encerramento do atual programa, prevista para 31 de dezembro, mas os mineradores alegam que o prazo não é suficiente.

(Reportagem de Marco Aquino)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. congresso peruano remove …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.