Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial

Absolute Radio AI, da Alemanha, é programada por software de nuvem

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

O futuro é agora! A inteligência artificial está presente em praticamente todos os setores de trabalho, e na rádio não seria diferente. Esse é o caso da Absolut Radio AI, estação alemã desenvolvida 100% por IA através da emissora Antenne Deutschland.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial" #1
Toque para aumentar

Este é o primeiro projeto desta tecnologia ser disponibilizado nas ondas terrestres. O sinal da emissora pega principalmente na cidade de Brunsvique, perto da região central do país. A tecnologia por trás da iniciativa é o Radio.Cloud, um software de nuvem que elabora a programação, os intervalos e as faixas de voz que preenchem as lacunas. Assim, a estação é voltada para um público entre 14 e 49 anos, especialmente aqueles que são fãs de música pop e eletrônica.

O nome do “locutor” que acompanha o ouvinte é kAI, e, de acordo com o site oficial, o robô te ajuda a enfrentar o dia com bom humor. “Ele também tem muito a dizer. Ele apresenta o tópico de inteligência artificial e te explica como a IA pode ser utilizada, como ela funciona e quais são os seus limites”.

Em uma entrevista ao portal RadioWorld, o diretor-gerente Mirko Drenger e a diretora de programação Tina Zacher explicaram por que quiseram dar vida a esse projeto. “Os seres humanos sempre buscarão outros seres humanos – esse é o nosso negócio, queremos estar onde as outras pessoas estão. Mas a IA deixa o trabalho muito mais fácil de algumas maneiras, especialmente para criadores de rádio”, disse Tina. “Tem muitas tarefas que você ama e muitas outras que odiamos fazer várias vezes todos os dias. Agora temos a IA para fazer essas tarefas, dando mais tempo para criarmos”.

Similarmente, Drenger argumenta que a nova tecnologia não substituirá o trabalho humano, mas irá torna-lo mais eficiente. “Ela nos deixa mais espertos e rápidos. Não é sobre economizar dinheiro. Você ainda precisa escrever enunciados específicos para programas, desenvolver sua própria lógica e ir além. É sobre criar mais conteúdo, de forma mais veloz e inteligente. Eu não sei o que vai acontecer no futuro, mas não estamos substituindo os locutores, só estamos adicionando”.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial" #2
Toque para aumentar

Em outras palavras, o rádio contina sendo uma tecnologia moderna e pioneira. Segundo a perspectiva dos executivos, a IA deverá ser utilizada para abastecer a programação da rádio em momentos sem notícias ou locução ao vivo, complementando a atividade humana.

E você, ouviria uma rádio programada pela inteligência artificial?

Veja também:

SADE ADU: A VOZ INCONFUNDÍVEL QUE REDEFINIU A SOUL MUSIC

"MISTY" DE LESLEY GORE ALCANÇA O TOPO DA PARADA BILLBOARD

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça a estação de rádio feita por inteligência artificial" #3
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. conheca a estacao de radio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.