Conheça alguns dos principais artistas da cena musical italiana
Descubra nomes promissores da música italiana moderna
Publicada em
No fim de 2021 aconteceu a nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo, um dos principais eventos da agenda musical da cidade, além de a maior feira da indústria musical da América Latina. Nela, fomos presenteados com a aparição de diversos artistas e profissionais vindos do mundo inteiro, que trouxeram temáticas para refletirmos sobre como a música é força vital da humanidade mola propulsora de novas possibilidades de futuros.
A Itália foi um dos países que teve seus artistas presentes na SIM SP e trouxe grandes nomes de seu cenário musical.
Confira os principais artistas italianos e seus projetos:
BandAdriatica
A banda composta por 8 integrantes é originaria do sul da Itália e apresentam uma proposta muito original e enérgica, mesclando estilos vindos da cultura balcânica com influências do Norte da África.
O grupo performa utilizando uma incrível seleção de metais e são reconhecidos por realizarem seus shows mostrando grande presença de palco, além de coreografias divertidas e cativantes.
O BandAdriatica já está junto há pouco mais de 14 anos, e tem cinco álbuns de estúdio, com previsão de um sexto agora em 2022. O trabalho do grupo exige muita pesquisa, e suas canções envolvem as matrizes musicais comuns das margens do Mar Adriático, confrontando a música da Albânia, Macedônia, Croácia, com as fanfarras sérvias e do norte da África e indo até o Mediterrâneo oriental.
Confira um dos trabalhos da banda:
Cristina Russo
Cristina é uma artista que tem um estilo bastante chamativo. É como se estivéssemos entrando em um mundo mágico de contos de fadas, repleto de estilos musicais, porém que não se distancia de suas raízes vindas de território da Sicília. A cantora performa junto de sua banda, a Neosul. Juntos o grupo constrói uma atmosfera musical animado, cativante e refrescante, contaminado por urban fusion e uma pitada de reggae.
O conjunto já fez diversas apresentações, e até chegou perto de ganhar a competição Sanremo Giovani, em 2016, chegando nas semifinais. Em 2018 receberam destaque no festival Suoni di Marca e no início de 2021, Cristina Russo lançou seu single mais recente, “Sotto il cielo”. A obra mostra um lado mais inventivo da cantora e de sua banda, tornando-os um nome promissor da música italiana moderna.
Confira:
Denis The Night & The Panic Party
O grupo composto pelos músicos Eleonora Fiorani, Nicola Sbrozzi, Alessandro Gobbi e do artista visual Eddie Plex, nasceu entre a Itália e o Reino Unido. Sua música trata-se de um conjunto de fragmentos do mundo electro, house, punk-funk, contaminados com extremos sonoros como shoegaze e psicodelia.
A banda que estreou com o álbum “Cosmic Youth”, agora trabalha em um novo projeto, intitulado “Protosongs”. O novo EP é um compilado de visões e alucinações acumuladas nos últimos dois anos de vida pandêmica.
De acordo com divulgação, “A trilha sonora para um momento de instabilidade coletiva, dominado pela ansiedade, e que se expressa através de uma coleção de canções fora dos esquemas composicionais usuais. Todo o EP foi imaginado como uma sala de pânico para derramar emoções, expressando os sentimentos de pessoas muito diferentes.”.
Confira:
Giovanni Leon
O multifacetado artista já foi autor de trilhas sonoras de cinema, teatro e videogame. Seu estilo é uma junção de clássico-orquestral, rock e eletrônico, um repertório tão variado que faz com que o cantor esteja sempre mirando no futuro.
Giovanni é graduado em música e novas tecnologias no Conservatório Vincenzo Bellini de Catania,e já lançou diversos discos, como “Elektra”, “Avantgarde”, “Ambiental suggestions”, “Sicilia in musica” e “Il circo degli assenti”. Atualmente Leon procura ampliar seu horizonte para a música e a arte latino-americana. Dessa forma, o cantor tem planos para e apresentar e fazer sua música ser ouvida no Brasil, visto o crescimento notável da indústria fonográfica no país.
Confira sua obra:
Kekko Fornnarelli
O estilo do músico nascido em Bari é bastante peculiar, caracterizado por canções para serem observadas e não ouvidas. Kekko é pianista, compositor e produtor, possuiu sete álbuns e mais de 350 shows em mais de 60 países ao redor do mundo.
Sobre sua forma de fazer música foi divulgado que é “Uma forma particular e muito pessoal de contar histórias, expressar emoções e “pintar” situações. A sua música é uma suave combinação das ideias mais modernas do norte da Europa e do lirismo neoclássico, filtrada pela sua formação mediterrânica.”.
Em 2021, Fornnarelli lançou seu sétimo álbum “Anthropocene”, confira:
Leda
Uma banda que conta com Enrico Vitali (guitarra), Serena Abrami (vocal, violão, sintetizador), Fabrizio Baioni (bateria, eletribe) e Giorgio Baioni (baixo). O quarteto toca música alternativa e reúne vários projetos underground, que envolvem, overdrive, wave, trip rock e alternativo.
Em outubro de 2021, Leda lançou o single “Niente è lo stesso”.
Confira:
Maria Mazzotta
A cantora é uma das personalidades musicais mais emblemáticas do sul da Itália na atualidade. Em 2020 lançou o álbum “Amoreamaro”, que promove uma reflexão intensa e apaixonada, do ponto de vista feminino, sobre as várias faces do amor.
Mazzotta tornou-se uma das vozes mais apreciadas no cenário musical europeu, graças a sua versatilidade única que se move de maneira natural e contínua dos sons do sul da Itália para as inflexões da música balcânica, e cativa o público enquanto o mergulha nas culturas das canções interpretadas. “Amoreamaro” recebeu grande aclamação da crítica, tomando a?nona posição da parada de Melhor Álbum da Transglobal World Music Chart.
Ouça uma faixa do álbum:
Sgominare L’Impuro
O quinteto é um projeto de arte de rua new wave nascido na Úmbria e envolve em sua música improvisação, metateatro e cabaré. Em 2019, o grupo lançou seu primeiro álbum, “Cultura Pop", pelo selo GRM Management.
Em 2021, depois de muitas apresentações notáveis, também foram selecionados como representantes da música italiana no SXSW Festival em Austin (EUA).
Confira uma de suas músicas:
Veja também:
#TBT: 10 anos sem Whitney Houston
Michael Jackson será estrela em novo filme biográfico
SALA DE BATE PAPO