Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça Gita, robô que ajuda a carregar as compras

Máquina, que comporta os produtos adquiridos, caminha próximo ao proprietário

Placeholder - loading - Gita é novidade criada por italianos. Crédito: iSTock
Gita é novidade criada por italianos. Crédito: iSTock
Ver comentários

Publicada em  

De acordo com o jornal argentino, ''La Nacion'', um robô esférico, chamado Gita, da empresa Piaggio Fast Forward, pode levar as compras do supermercado para as pessoas. Mas, essa tecnologia funciona de uma forma diferente: Enquanto o indivíduo caminha, a máquina, que possui sensores e câmeras, o acompanha, seguindo os movimentos do usuário.

A Gita foi o modelo final de um protótipo que a companhia, mais conhecida por fabricar motos ‘vespas’, começou a trabalhar em 2017. Aliás, esse produto chegará ao mercado em breve, em novembro de 2019, disponível nas cores vermelha, azul e roxo e deverá custar cerca de 3 mil dólares.

O aparelho, que comporta até 18 quilos de carga e atinge uma velocidade de até 10 km por hora, possui sensores e câmeras para seguir os passos do seu proprietário a uma distância considerável.

De acordo com os criadores, Gita foi o nome escolhido já que se trata de um termo baseado na palavra italiana que significa viagem curta.

É importante lembrar que o recurso não funciona de forma autônoma. Então, ele se difere dos robôs vistos nas calçadas da América do Norte, fazendo delivery. Sim, a sua função é outra.

Além disso, não utiliza GPS, então, está habilitado a circular em espaços abertos e fechados.

O sistema de transporte é pautado nas rodas, basicamente, capazes de andar pelas ruas. Mas, não pode percorrer caminhos com certos elementos, como neve, areia, ou barro.

Conta com autonomia de uso de quatro horas e a bateria pode ser recarregada completamente em duas horas.

E você gostaria de ter um ajudante tecnológico como esse ? Conte para a gente nos comentários abaixo...

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. conheca gita robo que ajuda a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.