Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça o significado: Take on Me – A-há

A faixa foi o maior hit da banda norueguesa

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: A-ha em 1985 para photoshoot. Fotografia: Fryderyk Gabowicz.
Imagem/Divulgação: A-ha em 1985 para photoshoot. Fotografia: Fryderyk Gabowicz.
Ver comentários

Publicada em  

“‘Take On Me’ é o maior hit do A-Há", disse Morten Harket sobre a música que marcou os anos 80. Lançada em 1985, a canção abriu o disco “Hunting High and Low”.

A-ha nos anos 80
Toque para aumentar

Composta pela banda e produzida por Alan Tarney, que trabalhou em outros sucessos do A-Há e com o cantor Cliff Richard. A faixa é um synthpop que combina diversos instrumentos como violão, sintetizadores, bateria que resulataram em um enorme sucesso na Noruega.

Nesse primeiro lançamento com “Take On Me”, eles não atingiram sucesso internacional. Ela foi remixada e relançada e junto ao clássico clipe que combina os cantores com animação e deu a canção todo o reconhecimento que merecia.

A música atingiu o primeiro lugar nos Estados Unidos – liderando a Billboard Hot 100 – na Austrália, Austria, Belgica, Paises Baixos, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia e Suíça. Já no Reino Unido, ficou em 2 lugar, assim como no Canada e na Irlanda

carregando Tweet...

“Para mim ainda soa como nova nas rádios. A canção nasceu com o nome ‘Lesson One’, então mudamos para ‘All’s Well That Ends Well and Moves With the Sun’ [Tudo o que acaba bem e se move com o Sol, em tradução livre] um título bem curto... Eu não tenho dúvida que o clipe que fez da música um hit. Ela tem aquele riff super chiclete, mas você tem que ouvi-la algumas vezes. Acho que não teríamos conseguido oferecer esse tempo sem o vídeo”, disse Magne Furuholmen.

Não é novidade que o A-Há é uma banda norueguesa e que o inglês não é sua língua materna, apesar de todos dominarem o idioma. Mas há questões semânticas interessantes que a relação entre as duas línguas traz. “Take on me” traduzido para o norueguês significa “ta på meg” que em português corresponde a me toque.

No contexto da música o significado da tradução norueguesa seria algo como me vista. Assim, a canção bilingue pode ter dois significados para seu refrão. O primeiro é “me dê uma chance e me toque”, o segundo já diz algo como vou lutar por você.

Confira nosso Letra e Tradução exclusivo da canção

A letra não é tão feliz como a harmonia. A canção retrata a discussão de um casal em que uma pessoa pede mais uma chance. Para entender melhor de uma olhada na tradução da faixa.

capa do álbum hunting high and low

Estamos conversando à toa
Eu não sei o que dizer
Direi de qualquer maneira
Hoje é outro dia para encontrar você
Fugindo da timidez
Estarei vindo pelo seu amor, ok?

Aceite-me
Aceite-me
Partirei
Em um ou dois dias

Tão desnecessário dizer
Sou insignificante
Mas estarei tropeçando
Aos poucos aprendendo que a vida é legal
Repita comigo
Não é melhor estar seguro do que arrependido?

Aceite-me
Aceite-me
Partirei
Em um ou dois dias

Oh, as coisas que você diz
É a vida ou apenas para espantar minhas preocupações?
Você é tudo que tenho que lembrar
Você está se afastando
Estarei vindo pra você de qualquer maneira

Aceite-me
Aceite-me
Partirei
Em um ou dois dias

Graças à essa faixa, o A-há vendeu mais de 1,5 milhão de cópias do disco


Clipe de Take On Me

Já entendemos que o clipe ajudou a fazer da faixa esse enorme sucesso. Vamos entender um pouco mais do processo de produção.

Confira o clipe

Ilustrado a mão, o clipe precisou de mais de 3 mil desenhos que levaram 16 semanas para ficar pronto. Tudo isso valeu a pena. Além de trazer um Grammy para o grupo, o clipe ganhou 6 das 8 indicações do MTV Video Music Awards de 1986 o maior vencedor dessa edição do VMA.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. conheca o significado take on …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.