Consultas médicas virtuais já são realidade no Brasil pela Amil
As consultas online serão feitas por um grupo de 15 médicos do Hospital Israelita Albert Einstein e serão focadas em queixas simples.
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A Amil, maior operadora de planos de saúde do Brasil, começou a oferecer consultas médicas virtuais. O atendimento, feito por teleconferência, está disponível 24 horas, todos os dias por semana. Ele é voltado para pacientes com queixas comuns, como gripe, tosse, dor de garganta, dor de barriga, diarreia, náusea, cólica menstrual, alergia, dor de cabeça e costas e ardor nos olhos.
Se o médico julgar que a queixa possa ser solucionada remotamente, ele passará orientações e poderá prescrever remédios. Segundo Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil, que controla a Amil, “existe uma mecânica já padronizada de prescrição de medicamentos através de certificação digital”.
Já nos casos em que o especialista considerar que há necessidade de consulta presencial e realização de exames, haverá o encaminhamento do paciente para um serviço de saúde.
Inicialmente, o serviço de teleconsulta estará disponível apenas para os 180 mil beneficiários do plano premium, o Amil One. A expectativa da empresa, no entanto, é expandir o atendimento no futuro.
As consultas online serão feitas por um grupo de 15 médicos do Hospital Israelita Albert Einstein já especializados e treinados neste tipo de atendimento. Segundo Sidney Klajner, presidente do hospital, esse tipo de atendimento para grupos específicos já é realizado pela instituição há dois anos.
“Nossa primeira experiência foi com nossos colaboradores e seus dependentes. Verificamos que esses atendimentos virtuais evitaram idas desnecessárias ao pronto-socorro em 83% das vezes.” Klajner destaca ainda que o serviço segue protocolos internacionais.
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