Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Consultor pró-mercado surge como improvável novo CEO da Petrobras

Placeholder - loading - Logo da Petrobras em refinaria de Paulínia 1/7/2017  REUTERS/Paulo Whitaker
Logo da Petrobras em refinaria de Paulínia 1/7/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Ver comentários

Publicada em  

Por Gram Slattery e Gabriel Araujo

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro fez pouco segredo nas últimas semanas de sua ira contra a Petrobras em relação ao aumento dos preços dos combustíveis, indicando a possibilidade de trocar o presidente-executivo da estatal.

No entanto, Adriano Pires, o escolhido para o cargo na segunda-feira, não se encaixa em um perfil que o mercado poderia esperar considerando as falas de Bolsonaro.

Conhecido consultor de energia e acadêmico que já trabalhou na agência reguladora de petróleo ANP, Pires é um defensor ferrenho das políticas pró-mercado?? na Petrobras criticadas por Bolsonaro, particularmente a maneira como a estatal acompanha os mercados globais de energia com seus preços domésticos de combustíveis.

Em um debate público no mês passado, Pires disse que o Brasil deveria torcer para os preços do Brent superarem 200 dólares por barril, para que o governo pudesse arrecadar dezenas de bilhões de dólares, incluindo dividendos como o maior acionista da Petrobras.

Em uma coluna para o blog financeiro Brazil Journal neste mês, ele criticou a empresa por manter os preços domésticos muito abaixo dos benchmarks globais.

Essa pode ser uma das razões pelas quais o mercado parece ter aceitado o golpe repentino no atual CEO Joaquim Silva e Luna.

As ações preferenciais da empresa na bolsa do Brasil abriram em alta de 2% nesta terça-feira, mesmo em meio a temores de que o abalo possa pressagiar uma pressão política mais intensa, diante das eleições de outubro no Brasil.

'Pires é um nome com histórico técnico no setor de energia e que simpatiza com a política de preço atualmente praticada pela petrolífera, e, portanto, não vemos impactos negativos, por ora, no médio prazo', escreveu o analista da Guide Investimentos, Rodrigo Crespi, em nota aos clientes.

Pires, que não respondeu a um pedido de comentário, é doutor pela Sorbonne e cofundador do 'think tank' Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Ele é colunista de longa data, consultor e professor de política energética, e passou cerca de dois anos e meio em cargos de alto escalão na ANP até 2001, de acordo com seu perfil no LinkedIn.

Em comentários e artigos públicos, Pires já defendeu medidas que protegessem os consumidores dos altos preços dos combustíveis sem incorrer em perdas para a Petrobras e o setor privado.

Em particular, ele apoia a criação de um fundo do governo, financiado em parte por royalties atualmente pagos por petroleiras brasileiras, que ajudaria a estabilizar os preços do combustível nas bombas durante períodos de alta volatilidade.

Bolsonaro também demonstrou interesse nessa medida, que aguarda apreciação na Câmara depois que aliados do governo aprovaram um projeto de lei no Senado.

No entanto, a proposta encontrou forte resistência do ministro da Economia, Paulo Guedes, que argumenta que o fundo serviria pouco ao propósito social, principalmente quando comparado ao seu enorme impacto potencial nas finanças públicas.

(Por Gram Slattery no Rio de Janeiro e Gabriel Araujo em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

7 H
  1. Home
  2. noticias
  3. consultor pro mercado surge …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.