Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Consumidores da zona do euro veem inflação mais baixa à frente, mostra pesquisa do BCE

Placeholder - loading - Supermercado em Berlim 17/03/2020.   REUTERS/Fabrizio Bensch
Supermercado em Berlim 17/03/2020. REUTERS/Fabrizio Bensch
Ver comentários

Publicada em  

FRANKFURT (Reuters) - Os consumidores da zona do euro reduziram novamente em maio suas expectativas de inflação para os 12 meses à frente, embora ainda vejam alta dos preços mais forte do que o Banco Central Europeu (BCE) gostaria nos próximos anos, mostrou uma nova pesquisa do BCE nesta quarta-feira.

A Pesquisa de Expectativas do Consumidor do BCE, levantamento mensal que também mostrou expectativas modestas para o crescimento da renda, provavelmente fornecerá algum alívio para as autoridades que promovem as altas de juros para conter a inflação alta nos 20 países que compartilham o euro.

A mediana das respostas na edição de maio da pesquisa mostra que a expectativa é de que os preços subam 3,9% nos 12 meses à frente, ante 4,1% em abril e 5,0% em março, provavelmente refletindo em parte a inflação menor realizada.

A incerteza sobre as expectativas de inflação em 12 meses, medida pela dispersão das respostas, caiu para o nível mais baixo desde março de 2022, logo após o início da guerra da Rússia na Ucrânia.

Mas os consumidores esperam que a inflação três anos à frente chegue a 2,5%, inalterada em relação a abril e ainda acima da meta de 2% do BCE.

Falando pouco antes da divulgação da pesquisa, o membro do BCE Joachim Nagel disse que é fundamental manter as expectativas de inflação bem ancoradas, mas teme proclamar uma nova era de taxas de juros altas.

O BCE elevou os juros em 4 pontos percentuais no último ano, movimento sem precedentes, e sinalizou uma nona alta consecutiva em julho, com um novo aumento também em setembro.

A pesquisa também mostrou que os consumidores esperam que sua renda nominal cresça 1,2% abaixo da inflação nos próximos 12 meses, enquanto os gastos devem aumentar 6,8%.

(Por Francesco Canepa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia "Operação Vingança" e outras estreias da semana

"Operação Vingança" e outras estreias da semana

Toda quinta-feira, novas produções entram em cartaz nos cinemas brasileiros. Para você não perder nada, a Antena 1 listou alguns dos principais lançamentos desta semana.

Operação Vingança

Rami Malek, que venceu o Oscar em 2019 pelo papel de Freddie Mercury em “Bohemian Rhapsody”, estrela “Operação Vingança”. Desta vez, ele vive um especialista em criptografia da CIA que, após ter a esposa assassinada em um ataque terrorista, decide se vingar.

Drop: Ameaça Anônima

Em seu primeiro encontro desde que se tornou mãe viúva, Violet recebe insistentes mensagens anônimas pelo celular. O remetente pede segredo e passa orientações, ameaçando de morte todos que ela ama.

Força Bruta: Punição

Em “Força Bruta: Punição”, o detetive Ma Seok-do se junta à Equipe de Investigação Cibernética para prender Baek Chang-ki, um ex-mercenário e chefe de uma organização de jogos de azar online.

Não Entre

Para os fãs de terror, “Não Entre” acompanha os amigos Aldo e Cristian, que sonham em ser YouTubers famosos. Em busca de audiência, eles decidem gravar em uma casa abandonada, onde se deparam com eventos paranormais aterrorizantes.

As Aventuras de uma Francesa na Coreia

Isabelle Huppert dá vida a uma francesa que supera suas dificuldades financeiras ensinando francês a duas mulheres na Coreia do Sul. “As Aventuras de uma Francesa na Coreia” venceu o Grande Prêmio do Júri no último Festival de Berlim.

37 min
  1. Home
  2. noticias
  3. consumidores da zona do euro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.