Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Consumir álcool moderadamente pode prevenir demências

Consumir álcool demais, ou mesmo se abster da bebida, pode não ser bom para o cérebro.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Consumir álcool moderadamente pode prevenir demências"
Ver comentários

Publicada em  

Consumir ou não bebidas alcóolicas, quando se trata de sua saúde, depende de alguns fatores importantes, incluindo quanto você absorve do álcool e quais enfermidades você está procurando evitar.

Consumido moderadamente, o álcool pode reduzir o risco de doenças cardíacas para algumas pessoas, bem como o risco de diabetes tipo 2 e cálculos biliares. Mas o consumo excessivo também está ligado a vários tipos de câncer, incluindo mama, cólon, faringe, laringe e esôfago; além de prejudicar o fígado.

Alguns estudos também sugeriram que beber moderadamente pode ser bom para o cérebro, mas a maioria deles se concentra em pessoas idosas e em seus hábitos recentes de beber, o que dificulta tirar conclusões sobre o efeito dos padrões de consumo ao longo da vida.

Mas Severine Sabia, uma pesquisadora do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm), analisou um grande banco de dados do Reino Unido para rastrear o consumo de álcool da meia-idade e seu efeito na demência mais tarde na vida.

Entre as mais de 9 mil pessoas com idades entre 35 e 55 anos que foram seguidas por cerca de 23 anos, aquelas com hábitos de bebida nos dois extremos - pessoas que se abstiveram de beber e aquelas que beberam mais do que cerca de 14 copos de vinho por semana - mostraram maior risco de demência do que aquelas que bebiam de um a oito copos de vinho por semana.

No estudo, as pessoas que bebiam mais de 14 unidades de álcool por semana, em média, da meia-idade até a idade avançada, tinham um risco 40 por cento maior de desenvolver demência em comparação com as pessoas que bebiam menos. Para pessoas que bebem mais de 14 unidades por semana, para cada aumento de sete unidades que consumiram, o risco de desenvolver demência aumentou em 17 por cento.

Mas isso não significa que a abstenção irá necessariamente protegê-lo da demência. O estudo também encontrou maior risco para pessoas que se abstiveram do álcool. Para eles, Sabia acredita que um mecanismo diferente pode estar no trabalho. Eles podem não estar usufruindo dos benefícios relacionados ao coração ligados ao álcool, incluindo níveis mais altos de colesterol bom e um perfil de coagulação sanguínea mais saudável.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia KELLY HANSEN DEIXA O FOREIGNER; LUIS MALDONADO É O NOVO VOCALISTA

KELLY HANSEN DEIXA O FOREIGNER; LUIS MALDONADO É O NOVO VOCALISTA

O vocalista Kelly Hansen, conhecido por revigorar o som clássico do Foreigner desde 2005, anunciou oficialmente sua saída definitiva da banda durante a grande final da 27ª temporada do The Voice USA, em 20 de maio de 2025. Ao cantar sucessos como “Feels Like the First Time” e “I Want to Know What Love Is”, Hansen emocionou fãs e comunicou que a turnê de verão deste ano marcará seu adeus aos palcos com o grupo.

“Foi uma das maiores honras da minha vida”, declarou o cantor ao vivo na televisão americana.

Luis Maldonado assume os vocais após sucesso em turnê latino-americana

O novo vocalista do Foreigner é o talentoso Luis Maldonado, multinstrumentista e guitarrista da formação atual da banda. Maldonado chamou a atenção do público e da crítica durante a mais recente turnê latino-americana, na qual assumiu temporariamente os vocais principais.

A performance do músico foi especialmente notada durante o show da banda em São Paulo, coberto pela equipe da Rádio Antena 1 (clique aqui e veja a reportagem completa). Sua energia no palco, precisão vocal e domínio técnico impressionaram os fãs, reforçando sua capacidade de manter vivo o legado do Foreigner.

Mick Jones aprova a transição: “Luis tem alma e potência vocal”

O guitarrista e fundador da banda, Mick Jones, elogiou a atuação de Maldonado:

“Ele tem a alma, a energia e a potência vocal que o Foreigner precisa nesta nova fase”.

Aos 80 anos e afastado das turnês por questões de saúde, Jones continua como força criativa nos bastidores e aposta em Maldonado para liderar a banda rumo ao seu 50º aniversário, que será celebrado com uma turnê comemorativa e um documentário previsto para 2026.

Turnê de despedida e novos planos para 2026

A banda segue com a Historic Farewell Tour, que se estende até o fim de 2025. O cronograma prevê apresentações nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com a promessa de encerrar com um show histórico em Nova York.

53 min
  1. Home
  2. noticias
  3. consumir alcool moderadamente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.