Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Controle de doenças crônicas pode evitar boa parte dos casos de demência

De acordo com o estudo, no Brasil há falhas na assistência à saúde, o que pode deixar a população mais suscetível à demência.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Controle de doenças crônicas pode evitar boa parte dos casos de demência"
Ver comentários

Publicada em  

De acordo com estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, um terço dos casos de demência diagnosticados no Brasil poderia ser evitado com o controle de doenças crônicas, como hipertensão e obesidade.

Através da análise de corpos, os especialistas descobriram que em 50 por cento dos casos a demência era causada pelo mal de Alzheimer, mas que em outros 35 por cento a doença era vascular, sendo associada a episódios de derrames geralmente causados por doenças evitáveis, como a hipertensão.

“A demência vascular pode ocorrer após um derrame grande, mas também acontece após repetidos episódios de pequenos derrames cerebrais, que muitas vezes não têm nenhum grande sintoma e podem passar despercebidos. Na maioria dos casos, esses derrames podem ser prevenidos com uma boa saúde vascular, ou seja, controlando a hipertensão, não fumando, praticando atividades físicas”, explica Claudia Suemoto, professora da disciplina de geriatria da FMUSP e uma das autoras do estudo.

O que alarmou os pesquisadores foi que a proporção de demência do tipo vascular é maior no Brasil em comparação a outros países. Estudos internacionais feitos nos Estados Unidos indicam que a doença corresponde a 20 por cento dos casos nessas populações. Isso indica que, no Brasil, há falhas na assistência à saúde, o que pode deixar a população mais suscetível a esse tipo de demência.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA VENCE SEU PRIMEIRO EMMY

LADY GAGA VENCE SEU PRIMEIRO EMMY

A cantora e atriz Lady Gaga acaba de conquistar sua primeira estatueta do Emmy, vencendo na categoria “Direção Musical Excepcional” durante o 46º Sports Emmy Awards, realizado em maio de 2025. A premiação reconheceu a performance impactante da artista com a canção “Hold My Hand”, apresentada na abertura do Super Bowl LIX, em 9 de fevereiro, direto da Bourbon Street, em Nova Orleans, Luisiana.

O que é o prêmio Emmy?

O Emmy é uma das premiações mais importantes da indústria do entretenimento, dedicada a reconhecer a excelência na televisão e em transmissões ao vivo nos Estados Unidos. Dividido em categorias como Primetime Emmy, Daytime Emmy, Sports Emmy e International Emmy, o prêmio homenageia programas, artistas, diretores e profissionais técnicos por suas contribuições criativas. Concedido pela Academia de Artes e Ciências da Televisão, o Emmy é considerado o equivalente televisivo do Oscar (cinema), Grammy (música) e Tony (teatro).

Um momento histórico no esporte e na música

Transmitida ao vivo pela FOX, a apresentação de Gaga foi um tributo emocionante às vítimas de tragédias recentes, incluindo os incêndios florestais na Califórnia, o furacão Helene e o ataque terrorista que chocou Nova Orleans semanas antes do jogo. Ao lado de um coral gospel local e com participações especiais de nomes como Tom Brady e Michael Strahan, Gaga entregou uma performance de alta carga emocional e forte impacto social.

A escolha da música “Hold My Hand”, tema do filme Top Gun: Maverick (2022), reforçou a proposta de consolo, unidade e esperança — valores refletidos também em sua entrega vocal e na direção musical premiada.

Rumo ao EGOT: o que falta para Gaga?

Com essa vitória, Lady Gaga fica a um passo de conquistar o status EGOT — título reservado a artistas que venceram Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Atualmente, a estrela já coleciona:

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. controle de doencas cronicas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.