Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

COP27 perdeu chance de demonstrar ambição, dizem críticos

Placeholder - loading - 20/11/2022 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
20/11/2022 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
Ver comentários

Publicada em  

Por Aidan Lewis e Sarah McFarlane e Valerie Volcovici

(Reuters) - Os produtores de combustíveis fósseis se beneficiaram da falta de ambição durante as negociações da COP27 no Egito, disseram autoridades governamentais, exercendo sua influência nas discussões finais apressadas e frustrando aqueles que esperavam por um resultado mais ambicioso.

Autoridades disseram que o anfitrião Egito, um exportador de gás natural e frequentemente destinatário de fundos de produtores de petróleo do Golfo, foi parcialmente responsável, embora a guerra na Ucrânia e a subsequente crise de energia na Europa também tenham tido um impacto.

Autoridades egípcias disseram que sua prioridade era fornecer uma atmosfera propícia para as negociações e agir como um mediador neutro. A presidência negou que os produtores de combustíveis fósseis tenham recebido um tratamento simpático.

'A decisão final da COP27 foi uma compilação de posições alcançadas por consenso de todas as partes da UNFCCC que foram todas consultadas', afirmou em um comunicado, referindo-se aos quase 200 países que participaram da cúpula sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

As demandas de grupos ambientalistas e cientistas de que governos e empresas deixem o petróleo e o gás no subsolo tiveram menos força este ano, conforme os países europeus lutam para substituir o gás russo.

A COP27 produziu resultados mistos, com um acordo duramente disputado sobre um fundo para os países mais afetados pelas mudanças climáticas sendo bem-vindo por nações vulneráveis, mas um documento oficial que agrega os principais resultados da cúpula criticado por autoridades por carecer de ambição devido à influência dos produtores de combustíveis fósseis.

Os acordos da COP27 estão alinhados com o que saiu da reunião de Glasgow no ano passado, para acelerar 'esforços para a redução gradual da energia a carvão e eliminação gradual dos subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis', em vez de serem fortalecidos para reduzir gradualmente os combustíveis fósseis como alguns países haviam pressionado.

(Reportagem de Sarah McFarlane, Aidan Lewis, Valerie Volcovici, Gloria Dickie, William James, Kate Abnett e Seham Eloraby)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. cop27 perdeu chance de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.