Copersucar registra lucro maior na safra 2018/19; vendas de açúcar recuam
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) - A brasileira Copersucar, maior comerciante global de açúcar e etanol, apresentou um lucro líquido de 178 milhões de reais na safra 2018/19 (abril a março), o que representa expansão de mais de 20% frente à temporada anterior, com uma forte redução nas vendas do adoçante em prol do biocombustível.
A Copersucar, que é sócia da Cargill na maior negociante de açúcar do mundo, a Alvean, disse em comunicado nesta segunda-feira que teve um leve aumento na receita na comparação com a safra passada, para 28,7 bilhões de reais.
A empresa movimentou 3,8 milhões de toneladas de açúcar na temporada encerrada em março, contra 4,5 milhões de toneladas no ano-safra anterior, com suas usinas associadas reduzindo a alocação de cana para produção de açúcar e ampliando a fabricação de etanol, que tem dado retornos maiores.
A participação do etanol no mix de produção da Copersucar chegou a 67,7%, contra 57,6% em 2017/18.
A empresa vendeu 4,8 bilhões de litros do biocombustível em 2018/19, ante 4,3 bilhões de litros na temporada anterior. As exportações somaram 700 milhões de litros, volume próximo ao visto no ano passado.
A empresa disse ainda que sua subsidiária nos Estados Unidos, a trading de etanol Eco-Energy, movimentou 9 bilhões de litros de etanol em 2018/19, sem citar números da temporada anterior.
(Por Marcelo Teixeira)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO