Coreia do Norte condena plano nuclear estratégico dos EUA
Publicada em
SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte expressou preocupação e condenou fortemente no sábado (sexta-feira no Brasil) um novo plano nuclear estratégico aprovado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, neste ano.
“A RPDC vai, como sempre, aumentar sua força estratégica de todas as formas para controlar e eliminar todos os desafios de segurança que possam vir da perigosa readequação da postura nuclear dos EUA, e vai combater com disposição todo tipo de ameaça nuclear”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores do país, usando o nome oficial da Coreia do Norte.
“Os esforços de outros Estados soberanos para aumentar suas capacidades de Defesa e lidar com a sempre crescente ameaça nuclear dos EUA nunca podem servir de pretexto para um fortalecimento de armas nucleares para agressões e coordenação provocativa da sua postura nuclear”, acrescentou a pasta em comunicado divulgado pela imprensa estatal KCNA.
“Não importa o quão desesperadamente os EUA possam exagerar na ‘ameaça nuclear’ de outros países, a RPDC sempre vai em frente para construir a força nuclear suficiente e confiável para defender firmemente a soberania e os interesses de segurança do país, em seu cronograma fixado”, acrescentou.
A Casa Branca disse na terça-feira que o plano nuclear estratégico secreto não é uma resposta a um país ou ameaça, depois de o jornal The New York Times ter informado que a nação reorientou sua estratégia dissuasória para focar pela primeira vez na expansão do arsenal nuclear da China.
O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou na quarta-feira que está preocupado com a reportagem, que informava que o plano também tem o objetivo de preparar os EUA para desafios nucleares coordenados de China, Rússia e Coreia do Norte.
(Reportagem de Jihoon Lee)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO