Coreia do Norte oferece recepção suntuosa a líder chinês durante visita de Estado
Publicada em
Por Joyce Lee e Josh Smith
SEUL (Reuters) - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e o presidente da China, Xi Jinping, concordaram que fortalecer os laços bilaterais em uma conjuntura de questões internacionais 'sérias e complicadas' é bom para a paz regional, noticiou a mídia estatal norte-coreana nesta sexta-feira.
Xi partiu da capital norte-coreana, Pyongyang, nesta sexta-feira após uma visita de dois dias, a primeira de um líder chinês em 14 anos, durante a qual teve uma recepção suntuosa que incluiu milhares de pessoas erguendo placas que formaram uma imagem de seu rosto e da bandeira chinesa e uma apresentação da canção 'Eu te Amo, China'.
A China é a única grande aliada da Coreia do Norte, e a visita de Xi visa fortalecer o país isolado diante da pressão das sanções impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reação aos seus programas nuclear e de mísseis e à interrupção das conversas sobre desnuclearização com os Estados Unidos.
A visita ocorreu uma semana antes de um possível encontro entre Xi e o presidente dos EUA, Donald Trump, na cúpula do G20 no Japão em meio a uma disputa comercial que está abalando os mercados financeiros globais.
Vídeos e fotos divulgados pela mídia estatal norte-coreana mostraram Kim e Xi cumprimentando-se calorosamente quando o segundo chegou ao aeroporto de Pyongyang. Eles atravessaram as ruas da capital em uma limusine conversível e mais tarde assistiram ao show de propaganda 'Jogos de Massa'.
O espetáculo, intitulado 'Socialismo Invencível', foi preparado especialmente para a visita de Xi e inclui canções como 'Não há Nova China sem Partido Comunista' e 'Eu te Amo, China', relatou a agência de notícias KCNA.
Um cartaz em chinês dizia: 'Feliz em te ver, vovô Xi'.
Outras fotos exibiram Xi e Kim observando crianças que os saudavam ao lado de suas esposas.
O principal jornal do partido governista norte-coreano, Rodong Sinmun, publicou uma edição especial mais longa nesta sexta-feira, na qual 8 das 10 páginas foram dedicadas a fotos e textos sobre a visita de Xi.
Ainda nesta sexta-feira, Xi e Kim visitaram a Torre da Amizade, um memorial aos soldados chineses que lutaram ao lado dos norte-coreanos na Guerra da Coreia de 1950-53, para prestar suas homenagens.
Xi acrescentou que a China apoiará resolutamente os esforços de Pyongyang para buscar uma solução política para a questão da península coreana e para obter uma estabilidade duradoura, independentemente do que possa mudar na situação internacional.
Kim disse que a visita de Xi foi 'decisiva' para mostrar a amizade inabalável dos dois ao mundo, noticiou a KCNA.
(Reportagem adicional de John Ruwitch, em Xangai, e Ben Blanchard, em Pequim)
Escrito por Reuters